OMS vê risco de intensificação do surto de febre amarela; SP já é ‘área de risco’

A Organização Mundial de Saúde passou a considerar o Estado de São Paulo como área de risco para a febre amarela e recomendou a vacinação para todos os viajantes internacionais que passarem pelo estado, inclusive regiões costeiras e metropolitana. A informação é da BBC Basil.

No Acre, o risco sempre foi eminente. Tanto é que a organização sempre manteve a recomendação – e oferecimento – das vacinas contra a febre. Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina também oferecem a vacina.

Acreanos devem se vacinar contra febre/Foto: EPA

A representação da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) no Brasil afirmou à BBC Brasil que a OMS tomou essa decisão em SP por conta da gravidade da doença e do aumento na ocorrência de casos. A Opas vê as epizootias (mortes de macacos) na região de São Paulo como um sinal de intensificação de risco e por esse motivo emitiu o alerta.

A organização também considera estender o alerta a outras regiões do Brasil, se novos casos aparecerem, e está monitorando a situação com interesse. Atualmente, toda a região Sul e quase todo o Sudeste têm recomendação permanente de vacinação por parte do Ministério, além de partes dos Estados da Bahia e do Piauí. Desde o último surto, em 2017, o Espírito Santo tornou-se área de recomendação temporária.

O país recomenda, mas não exige a vacina para viajantes estrangeiros. A OMS também diz que a vacina é uma recomendação.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost