Pimenta: Tião Viana é o governador do país que menos cumpriu promessas de campanha

Lanterninha 
Autor de 25 promessas feitas aos eleitores acreanos que o reconduziram ao cargo de governador do Acre, nas eleições de 2014, Tião Viana (PT) é o último colocado no ranking do G1, que mede o desempenho dos mandatários dos 26 estados da Federação, além do Distrito Federal. E o único a apresentar, no terceiro ano de mandato, o pífio resultado de ter cumprido apenas dois dos compromissos registrados em seu plano de governo ou expressos nas entrevistas e debates dos quais participou.

Fim da fila
Logo acima de Viana aparecem empatados, com quatro compromissos cumpridos cada um, os governadores do Piauí, Wellington Dias (PT), e do Rio de Janeiro, Fernando Pezão, do PMDB.

Topo
Na outra ponta da tabela figuram os governadores da Bahia, Rui Costa (PT), e do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). O primeiro honrou 47 dos 115 compromissos firmados com o eleitor da Bahia, enquanto o segundo cumpriu 22 das 37 promessas feitas em campanha.

Observações relevantes
Se faz necessário observarmos três questões concernentes ao tema. A primeira delas diz respeito à promessa do govenador do Acre, que consta como ‘cumprida’ no site, sobre a manutenção da BR-364, com ‘garantia de qualidade’, especialmente no trecho entre Cruzeiro do Sul e Sena Madureira. Em coletiva de imprensa em Cruzeiro do Sul, Tião garantiu que após a realização dos serviços, a rodovia seria entregue ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o que de fato aconteceu. O problema reside na qualidade do asfalto, como é de conhecimento da população acreana, em especial dos que vivem no Juruá.

Negligência
A segunda reflexão a fazer diz respeito ao desempenho dos atuais governadores de Estado, o qual retrata o comprometimento de cada um deles com a administração pública. A posição de Tião Viana no ranking do G1 é prova cabal da negligência com que tem lidado com as obrigações decorrentes do cargo para o qual foi reeleito.

Passou batido
E a crise sem precedentes no setor da segurança pública é capaz de comprovar o desmazelo do petista quanto ao drama diário vivido por milhares de pessoas. A ponto de não constar, sequer, o nome do mandatário maior do estado no documento assinado por sete governadores, no qual são pleiteados recursos extraorçamentários para fortalecer o combate ao tráfico de drogas e de armas nas regiões de fronteira.

Jornalismo companheiro
A terceira observação a ser feita é atinente ao comportamento dos veículos de comunicação do Estado, que exaltaram o desempenho do atual prefeito de Rio Branco em levantamento idêntico feito pelo G1. Marcus Alexandre figura nos jornais locais como segundo colocado no rol dos gestores das capitais brasileiras. Enquanto isso, nenhuma linha foi escrita sobre o fiasco administrativo do seu padrinho político.

Fim da linha
Sobre o prefeito, que cumpriu quase um terço das promessas de campanha, cabe ressaltar que suas realizações serão interrompidas ainda este ano, quando ele deverá renunciar ao cargo para disputar o governo estadual.

Direito de resposta 
A propósito deste assunto, a chefe do departamento de Comunicação da prefeitura, Andréia Forneck Oliveira, se queixou à direção do site quanto às notas publicadas na coluna anterior, nas quais o ‘sumiço’ do gestor petista foi questionado.

Ponto de vista
Contatada por telefone, Andréia explicou que o prefeito Marcus Alexandre se encontra em pleno gozo das férias, com duração de uma semana, o que tem feito nos últimos cinco anos em que está à frente da administração pública municipal. E acrescentou não enxergar necessidade na divulgação do fato, mesmo em se tratando de um representante eleito pela maioria dos eleitores da capital.

Oportunidade
O colunista aproveitou a oportunidade para tratar de outros temas concernentes à gestão do município e – certamente – de grande interesse do leitor, no que foi rapidamente atendido pela Sra. Andréia. Na próxima edição desta Pimenta no Reino a conversa será devidamente destrinchada.

À flor da pele
Deputado estadual Daniel Zen (PT), que ultimamente parece andar com os nervos à flor da pele, disse em entrevista ao site ac24horas que o maior desafio da Frente Popular do Acre nas eleições deste ano, será convencer a população dos feitos dos gestores petistas desde 1999, quando Jorge Viana assumiu o governo.

Campanha
O líder do governo na Assembleia Legislativa acrescentou que tal contratempo decorre de uma suposta campanha difamatória orquestrada por sites ligados à oposição, os quais têm se encarregado de divulgar ‘mentiras’ contra os representantes do PT.

Por que será?
Zen deveria ter nominado os tais veículos de imprensa, e se não o fez talvez seja por não poder provar tão grave acusação nos tribunais. E mesmo que possa apresentar as contraprovas do que é noticiado, intriga que as ‘vítimas’ não recorram à justiça contra os maquiavélicos travestidos de jornalistas, que tanto andam a incomodar Suas Excelências.

Contestação
Este colunista não apenas repudia as acusações do deputado Daniel Zen, como o insta a nominar os detratores. E a fim de traçar uma linha divisória entre o jornalismo deplorado por ele, e aquele que o agrada, ilustramos a coluna com um exemplo de como a esquerda, em especial o PT e o PCdoB, costuma tratar as notícias.

Vale por mil palavras
A imagem aqui reproduzida vale por mil palavras. Não obstante isso, informamos ao leitor que ambas as manchetes foram publicadas na mesma data e têm como base uma única fonte. E a fim de afastarmos quaisquer suspeitas de manipulação ou montagem, entregamos ao leitor os endereços dos veículos de comunicação responsáveis pela veiculação. Ei-los: www.vermelho.org.br/noticia/306094-1 e www.revistaforum.com.br/2018/01/02/rui-costa-pt-e-o-governador-que-mais-cumpriu-promessas/. 

Despedida
Pra concluir, resta lembrar que os nobres companheiros e seus assemelhados continuam tentando nos convencer, através de sites como esses, que o impeachment não passou de um golpe, que o juiz Sérgio Moro está a serviço do PSDB e da CIA, e que o ex-presidente Lula, ao fim do calvário judicial que lhe é imposto pela elite desalmada, haverá de ser canonizado pelo Vaticano, depois do que se assentará – óbvio – à esquerda do Todo-Poderoso, com quem disputará em honradez e santidade.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost