Por que a Internet fica lenta quando chove? Saiba se é mito ou verdade

É verdade que a Internet fica lenta quando chove? É possível que você já tenha notado uma tendência de queda ou conexão mais devagar em dias de chuva. Embora não exista uma correlação entre chuva e Internet em condições normais, problemas frequentes na rede em tempo chuvoso podem ser sintoma de algum erro de instalação ou cabeamento.

Abaixo, você descobre o que há por trás dos problemas da sua Internet em dias de chuva. Além disso, o TechTudo mostra alternativas de como resolver o contratempo junto aos provedores de serviço contratados.

Antes de começar, precisamos diferenciar dois tipos gerais de Internet, que reagem de forma diferente à chuva: conexão via rádio e via cabo. Nas redes que usam sinais de rádio, o mau tempo pode prejudicar o envio e recepção de pacotes de dados pelas antenas que fazem parte da rede – o que deve causar lentidão e instabilidade.

A própria chuva, umidade no ar, nuvens carregadas e descargas elétricas na atmosfera são fatores que criam obstáculos para a troca de dados e são os responsáveis diretos pela má performance de conexão de rádio em dias chuvosos. Nesses casos, pouco resta ao consumidor a não ser esperar que o tempo melhore.

Problemas de Internet em dias de chuva podem estar relacionados a desgaste da fiação (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Conexões via cabos como a ADSL também podem ser afetadas

Em condições normais, a Internet via cabo de rede não deve ser afetada de forma perceptível pelas oscilações do clima. Entretanto, chuvas fortes podem causar interrupções na rede com quedas de energia localizadas nas centrais das operadoras. Além disso, outra possibilidade é provocar acidentes que danifiquem o cabeamento, como quedas de árvores e colisões de veículos com postes e outras estruturas de rede. Nesses casos, o efeito pode ser um “apagão” de Internet prolongado, a depender da extensão do dano.

No entanto, há outra manifestação do problema da chuva nas conexões de Internet. Instalações mal feitas, ou com algum desgaste, podem resultar em cabos de má qualidade cujo revestimento apresenta rachaduras. Em dias chuvosos, a água pode se infiltrar nessas aberturas e causar ruído na conexão. Você pode, inclusive, monitorar essas manifestações observando alguns dados do seu roteador.

Os pacotes de dados da sua conexão circulam no cabo de Internet na forma de energia elétrica. Com a água infiltrada no fio, é possível que o sinal acabe distorcido. Dessa forma, você pode experimentar problemas como lentidão (os pacotes de dados acabam demorando muito para trafegar por conta do ruído na linha), ou instabilidade (quando a conexão com a rede não mantém autenticação com os serviços de seu provedor, causando quedas frequentes a cada poucos minutos).

O que fazer?

Se a sua conexão é via rádio, há pouco o que fazer: resta torcer para que o tempo melhore. Além disso, vale cobrar do provedor de serviço a garantia de que sua infraestrutura passa por manutenção periódica para atingir a melhor performance possível.

Caso você tenha problemas de conexão com um serviço via cabo, como a ADSL, alerte sempre seu provedor a respeito das quedas. Se notar que a instabilidade sempre ocorre atrelada a períodos chuvosos, busque suporte técnico especializado junto à operadora e provedores.

É interessante solicitar que as instalações sejam inspecionadas por especialistas em busca de focos de desgaste. As danificações podem estar na sua casa ou no percurso que os cabos percorrem até a sua residência. Em qualquer um dos casos, cabe ao provedor verificar e corrigir os problemas.

Via Telstra, Stephouse, Worldline

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