Nesta segunda-feira (8), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) anunciou a abertura do sistema para renovação e cadastramento dos alunos da rede de ensino acreano para emissão do cartão de passe estudantil.
Para renovação do cartão, só é necessário apresentação do comprovante de matrícula da escola frequentada, que deve ser levado ao guichê da Sindcol na Organização de Centrais de Atendimento (OCA).
Já para o cadastramento de novos alunos é necessário, além do comprovante, RG, CPF ou certidão de nascimento, comprovante de endereço em nome do aluno ou de um responsável (é obrigatório que a residência esteja a mais de 1 quilômetro de distância da escola matriculada).
O diretor da RBTrans, Gabriel Forneck, afirmou que a novidade este ano é que a autarquia pretende aumentar a fiscalização em torno dos alunos que possuem o benefício. De acordo com Forneck, será requisitado junto às escolas o relatório de evasão escolar dos alunos que possuírem o passe estudantil para monitorar a frequência e averiguar a real necessidade do benefício.
“Faremos uma atualização constante de três em três meses para assegurar o bom uso do benefício. No levantamento que fizemos do ano passado (2017), ficou comprovado que muitos alunos realizavam o cadastro e nem iam às aulas, mas, ainda assim, passavam o ano pagando a tarifa de R$ 1 por viagem”, disse Forneck.
A punição para os alunos que não comprovarem a frequência escolar necessária para manter o benefício será o cancelamento do passe estudantil até o próximo período escolar.
O diretor ainda informou que as normas de fiscalização também serão aplicadas aos universitários que requisitarem o cartão de passe.