“Uma empresa sem contador poderá ter seu ciclo de vida curto”, disse empresário

Comemora-se no dia 12 de janeiro o Dia do Profissional da Contabilidade. Em entrevista concedida à ContilNet na manhã de quinta-feira (12), o contador e empresário, Jailson Gutierres, falou sobre os desafios da profissão e a importância do contador nos dias atuais.

Dono do próprio negócio há vários anos, Gutierres comentou sobre a dificuldade em empreender em dias de crise e ressaltou a importância de se organizar financeiramente para conseguir se sobressair.

“É muito importante o olhar da Ciência Contábil para o profissional que exerce essa área e se utiliza dela para gerenciar suas próprias coisas”, comentou.

Uma empresa sem um contador poderá ter seu círculo de vida curto/Foto: Reprodução/Foto: Reprodução

Jailson é proprietário da Gutierres Contábeis, localizada na Rua Valério Magalhães, nº 131, em Rio Branco. Os interessados podem entrar em contato pelos números (68) 3224-9833 e (68) 98402-0747 ou pelo e-mail [email protected].

Confira a entrevista:

O que faz o profissional da Contabilidade?

O contador é o profissional que cuida das questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais de uma empresa. Em seu cotidiano, lida com planilhas, demonstrativos de resultados, contas a pagar e a receber, guias de impostos e muitos números.

O empresário é dono da Gutierres Contábeis/Foto: Reprodução

Por que se faz necessária a sua atuação nos dias atuais?

Para avaliar a sua real importância, deve-se imaginar como seria o a empresa sem o contador. Certamente haveria uma maior dificuldade para toda a humanidade. Não haveria controle dos recursos públicos e privados além da impossibilidade da avaliação das entidades, influenciando todo o sistema de alocação de recursos.

Necessita-se de suas intervenções em quais ambientes e para quais públicos?

As pessoas produzem bens e serviços, traçam objetivos e metas para atenderem as necessidades da sociedade, portanto, um contabilista intervém em qualquer ambiente e para qual seja o público, para ter conhecimento, técnica, planejamento, agilidade, eficiência, e decisões fundamentais para o crescimento e sustentabilidade dos negócios, tendo em vista que o profissional de contabilidade está cada vez mais importante para sociedade e ligado ao fluxo de informações necessárias para o processo decisório da organização, no mais, tanto pessoa física como jurídica todos em algum momento precisa do contador.

Para se tornar um empreendedor e garantir o sucesso da sua empresa, é indispensável a participação de um contador?

Uma empresa sem um contador poderá ter seu círculo de vida curto.

No Estado, quais as maiores dificuldades enfrentadas pelo profissional desse ramo?

A maior dificuldade que enfrentamos são as desvalorizações dos serviços juntos ao empresário, só se procura o contador quando aparecer uma fiscalização dos órgãos.

Empresas não regularizadas estão fadadas ao fracasso?

Sim, é preciso ter uma organização empresarial, estabelecer qual será o diferencial do empreendimento para que ele tenha sucesso e traçar de forma clara as metas e objetivos.

O que fazer no primeiro momento, quando pretendo quitar minhas dívidas e regularizar minha situação?

Procurar um profissional de Contabilidade para que possa ser feito um levantamento da real situação, verifica qual a melhor maneira de regulariza os débitos.

Nesse início de ano, qual a dica que você oferece para proprietário de empresas, donos de patrimônios e microempreendedores?

Saiba a importância de escolher um bom escritório de contabilidade para direcionar a situação econômico-financeira da sua empresa.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

“Uma empresa sem contador poderá ter seu ciclo de vida curto”, disse empresário