Na manhã desta sexta-feira (9) os acadêmidos de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Acre (Ufac) resolveram dar um basta a uma situação que já se estende há um bom período de tempo. De acordo com um dos manifestantes o bloco do curso já não possui material para realização de aulas práticas há meses.
Sem condições para realizar as atividades de uma maneira eficaz, os professores do curso resolveram então mudar a abordagem e invalidar as aulas práticas. Revoltados com o descaso por parte da reitoria e em busca das condições ideais de ensino, os universitários resolveram realizar uma manifestação no prédio da reitoria da Ufac no campus Rio Branco.
Municiados de cartazes com dizeres como, “A nota é 4, mas o material é ZERO” e “Só a teoria não cura doença”, os acadêmicos pediram providências em relação às más condições ofertadas pelo curso. De acordo com eles, além da ausência de materiais, a paralisação da linha de ônibus que atendia o bloco de Veterinária, localizado a 2,4km do campus, também tem gerado transtorno e dificuldades para aqueles que pretendem dedicar a vida pela saúde dos animais.
“Só é feito um pregão, que infelizmente fica sendo adiado. Nosso prédio é novo, mas já apresenta algumas falhas estruturais. O que a gente tá pedindo aqui hoje não é nada absurdo, a gente só quer estudar. Como vamos comprovar que estamos prontos para o mercado de trabalho, se nunca praticamos situações na universidade?”, disse Natã Vieira.