ContilNet Notícias

Acre não registra mortes no trânsito durante o carnaval, aponta Detran

Por AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Dados da Coordenação de Engenharia e Estatística do Departamento Estadual do Acre (Detran/AC) revelam que durante o carnaval não houve acidentes com vítimas fatais em todo o estado. As ações de fiscalização foram realizadas em parcerias com diversos órgãos integrantes do Sistema de Segurança Pública (Sisp).

As operações de fiscalização de trânsito para o carnaval se iniciaram no dia 3 de fevereiro e se estenderam até a quarta-feira, 14. Na operação foram intensificadas as ações da Álcool Zero, realizadas pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran), com o principal objetivo de coibir a mistura de álcool e direção.

Segundo dados da autarquia, durante o carnaval deste ano foram registrados 16 acidentes de trânsito, todos sem vítimas fatais. Comparada ao mesmo período de 2017, quando houve 45 acidentes, a redução foi de 64%.

Para o comandante do BPTran, tenente-coronel Ezequiel Bino, os resultados positivos alcançados na prevenção de acidentes durante o carnaval 2018 trouxeram um sentimento de recompensa. “Estamos felizes por todo o empenho dos nossos policiais militares. Fizemos um grande esforço, reduzindo folgas, e atingimos os objetivos planejados: menos acidentes e ruas um trânsito mais humano e seguro.”

Os resultados da Operação Álcool Zero revelam que houve redução de ocorrências se comparadas com os números de 2017. “Mesmo com as chuvas, as equipes realizaram a mesma quantidade de operações, porém com menor abordagem de veículos”, afirma Bino.

Com muita alegria e simpatia e paralelo ao trabalho de fiscalização de trânsito, a equipe de educação de trânsito do Detran/AC esteve presente durante o carnaval com o objetivo de sensibilizar os participantes da festa  para a adoção de comportamentos seguros em relação ao trânsito.

Durante as atividades, foram distribuídos materiais educativos: adesivos do super-herói da rodada, ventarolas e panfletos, além dos diálogos de conscientização que os educadores mantiveram com os cidadãos.

Durante as cinco noites de carnaval, os educadores abordaram mais de 14 mil pessoas/Foto: Ascom/Detran

Segundo o diretor-geral do Detran/AC, Pedro Longo as atividades educativas foram realizadas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. “Durante as cinco noites de carnaval, os educadores abordaram mais de 14 mil pessoas, mostrando o comprometimento social do Detran/AC de em salvar vidas no trânsito.”

Sair da versão mobile