20 de abril de 2024

Após ser execrado por “aliados” e adversários, Bittar continua no páreo para o Senado

Marcio Bittar, como os felinos, parece ter sete vidas – e fôlego de um crocodilo. É o que se pode concluir da recém-divulgada pesquisa de intenção de votos realizada na capital do estado pelo instituto rondoniense Haverroth. Na sondagem, o pré-candidato ao Senado pelo MDB aparece tecnicamente empatado com Jorge Viana (PT) e Sérgio Petecão (PSD).

A surpresa no resultado decorre da campanha difamatória sofrida por Bittar, nas últimas semanas, depois de vazado um áudio no qual ele aparece fazendo conjeturas sobre a eleição deste ano. Os adversários políticos – tanto do governo quanto da oposição – aproveitaram para tentar transformar suas ilações em crimes eleitorais. Parece que não colou.

Marcio Bittar é pré-candidato ao Senado pelo PMDB

De volta à pesquisa, Sérgio Petecão desponta com 23,7% da preferência do eleitorado rio-branquense, contra 21,1% do petista Jorge Viana, e 20,2% de Marcio Bittar. O presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Ney Amorim (PT), contabiliza 13% de intenção de votos, contra 8,9% do reitor da Ufac, Minoro Kimpara (Rede Sustentabilidade). Os que não souberam ou não quiseram responder somam 13%.

Não obstante a orquestração contra o emedebista, ele é rejeitado por 9,7% do eleitorado (no que aparece empatado com Sérgio Petecão), contra 24,8% do senador Jorge Viana. Ney Amorim tem 10,3% de rejeição, contra 4,2% de Minoru Kimpara, 3,3% de Mara Rocha, 1,2% do empresário Fernando Lage e 0,6% do advogado Sanderson Moura. Não souberam responder 36,3% dos entrevistados.

O Instituto Haverroth ouviu 500 eleitores na capital e 1460 em outros oito municípios do estado, entre os dias 9 e 20 deste mês. Apenas os dados coletados em Rio Branco foram divulgados. A pesquisa, registrada sob o número AC-02237/2018, apresenta intervalo de confiança de 95%, e margem de erro de 2,5%.

Governo estadual

A sondagem feita pelo Instituto Haverooth aponta ainda empate técnico na corrida pelo governo do estado entre os pré-candidatos Marcus Alexandre e Gladson Cameli. O petista tem 39,6%, contra 38,1% do progressista.

O coronel PM Ulysses Araújo (Patriotas) aparece com 10,9% das intenções de voto,
seguido por Lira Xapuri, do PRTB, com 1,8%. Os indecisos somam 9,7%.

Na tabela de rejeição, Marcus Alexandre lidera com 20,8%, seguido de Lira Xapuri (10,9%), Ulysses Araújo (9,7%) e, por fim, Gladson Cameli, que contabiliza 8,8%. Não souberam responder 49,8% dos entrevistados.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost