19 de abril de 2024

Jorge Viana pede ajuda à Defesa Civil Nacional para famílias atingidas pelas chuvas

O senador Jorge Viana esteve reunido com o prefeito Marcus Alexandre e equipe da prefeitura nesta quinta-feira (15) para oferecer ajuda neste momento em que vários bairros de Rio Branco sofrem as consequências do forte temporal que atingiu a cidade nos últimos dias. Ainda pela manhã, o parlamentar fez contato com a Defesa Civil Nacional para que, mesmo antes da decretação de situação de emergência e estado de calamidade em alguns locais, sejam emergencialmente enviados kits de limpeza, higiene pessoal, colchões e outros materiais disponíveis.

“Diante de situações como essa só tem uma coisa a fazer: se oferecer para ajudar. A Defesa Civil do estado e o Corpo de Bombeiros estão à disposição da prefeitura, mas eu também estou pedindo ajuda do governo federal, especialmente da Defesa Civil Nacional”, declarou o parlamentar, que também defendeu o mapeamento de áreas atingidos para garantir a liberação de FGTS e isenção de IPTU às famílias.

Viana visitou os bairros alagados nesta quinta-feira/Foto: Reprodução

De acordo com a Defesa Civil Municipal, em alguns pontos da cidade foram registrados 277,4 milímetros de chuva em questão de horas. “Para que se tenha uma ideia, no Acre chove perto de 2 mil milímetros por ano e em fevereiro a média é de 280 milímetros. Os resultados são enormes prejuízos para a infraestrutura da cidade e também uma verdadeira tragédia para muitas famílias, que chegaram a perder tudo”, relatou Viana que visitou pessoalmente algumas regiões atingidas.

Também participaram da reunião a coordenação da Defesa Civil Municipal e o presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, pastor Manoel Marcos. Representantes de cada setor da prefeitura falaram sobre a situação nas diferentes áreas atingidas da cidade, e também foram distribuídas tarefas, visando socorrer a população atingida.

Sistema de monitoramento e alerta

Para evitar que tragédias como essa se repitam, Jorge Viana defendeu a instalação de um sistema de monitoramento e alerta, que funcione em casos de chuvas e temporais fortes. O monitoramento poderia garantir tomada de medidas preventivas.

“Levando em conta esses tempos de mudanças climáticas, sugiro que com a tecnologia que temos hoje, Rio Branco instale um sistema de monitoramento. É um caso atípico. O rio não está cheio, mas a água invade a casa das pessoas como consequência das enxurradas. Vou trabalhar com meu mandato para ajudar a implantar esse sistema, porque é possível fazer a previsão com antecedência e avisar às famílias”, defendeu o senador acreano.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost