24 de abril de 2024

Língua indígena começa a ser ensinada no Centro de Línguas do Acre

Como parte do planejamento para as aulas de línguas indígenas no estado, o Centro de Estudo de Línguas (CEL) realizou nesta segunda-feira, 26, uma oficina sobre a Hãtxa kui, língua matriz do povo Huni Kui. Cerca de 30 professores do CEL participaram da aula, ministrada pelo professor-doutor em linguística Joaquim Mana Kaxinawa.

Mana explica que serão ofertadas ao público cinco oficinas de 20 horas, mostrando a cultura e a língua de cinco povos acreanos: Huni Kui, Jaminawa, Madija, Ashaninka e Manchineri. Na oficina de ontem, foi apresentada a estrutura do idioma Hãtxa kui, que Mana estuda e está ajudando na elaboração de livros.

Para o professor e pesquisador, “a escrita surge para fixar todo o conhecimento da convivência de um povo”, por isso é tão importante a organização e propagação de sua língua. Entusiasta da ideia de fortalecer a educação e cultura indígena do Acre, o governador Tião Viana está garantindo todo o apoio para a produção dos livros didáticos e para o ensino da língua, como está ocorrendo no CEL.

Joaquim Mana ministrou a oficina para cerca de 30 professores do CEL (Foto: Cedida)

Educação indígena

Essa ação, desenvolvida agora em Rio Branco, é uma entre tantas outras na área de educação indígena. O governo do Estado oferta, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), aula para 132 escolas nas terras indígenas. São 5.400 alunos e 524 professores desenvolvendo o ensino e a cultura nas aldeias.

Além disso, o programa de alfabetização Quero Ler tem uma turma específica para os povos indígenas. O programa contempla 34 terras indígenas em 12 municípios acreanos, tendo 212 turmas para beneficiar diretamente 2.120 alunos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost