O Rio Iaco, em Sena Madureira, saiu da cota de transbordamento. Na passagem de ontem para hoje a Defesa Civil Municipal registrou uma vazante considerável nas águas do manancial.
Na manhã de quinta-feira (22), o nível foi registrado em 15,5 metros, contra 14,5 metros registrados na manhã desta sexta-feira (23). Somente no período da noite a diminuição no volume das águas foi na ordem de 60 centímetros.
Mesmo com a vazante, muitas famílias continuam fora de suas casas. A grande maioria se encontra em casas de parentes e somente duas estão nos abrigos públicos que funcionam no Ginásio Hermilton Gadelha Pessoa e na Quadra da Escola Messias Rodrigues.
Segundo o coordenador da Defesa Civil em Sena, Carlos Dávila, foi pedido aos moradores que, por enquanto, não retornem para suas casas: “Ainda há previsão de chuva para os próximos dias. Em alguns casos quando a água descobre o assoalho da residência o morador já quer voltar, porém, isso não é recomendado”.
Esse princípio de enchente comprometeu, de certa forma, o abastecimento de água feito pelo Depasa nos bairros. De acordo com Barna Alves, representante do Depasa na cidade, a equipe está fazendo todo o esforço necessário para minimizar o problema.
Mesmo em face da vazante, o nível do rio Iaco ainda se encontra acima da cota de alerta, que é de 14 metros.
Com informações do site Sena Online