ContilNet Notícias

Recursos de R$ 94 milhões destinados à recuperação de ramais deverá ser gerenciado pelo Deracre

Por WÂNIA PINHEIRO, DA CONTILNET

Prefeitos dos municípios do Acre se reuniram no fim da tarde de ontem (20), em Brasília, com membros da bancada acreana a fim de tratar sobre a liberação de emendas parlamentares destinadas à recuperação de ramais no estado. Os prefeitos reivindicam para si a execução dos trabalhos, que deixariam de ser feitos pelo Deracre. O senador Jorge Viana (PT) descartou a possibilidade de repasse direto às prefeituras, já que os R$ 94 milhões oriundos do repasse de uma emenda coletiva não poderiam ser rateados entre os 22 municípios.

“O que nós estamos propondo é que a execução do serviço possa ser direta, ou seja, o Deracre, ao invés de fazer a licitação como obra e de serviço, faria a execução direta, o que daria pra fazer cinco vezes mais [ramais]”, explicou o senador, acrescentando que o órgão e o governo estadual concordam com a proposta.

Jorge defendeu a parceira entre Deracre e as prefeituras para administrar os recursos /Foto: Reprodução

Com isso, o Deracre deixaria de ser o executor dos serviços de recuperação dos ramais na Capital e nos municípios do interior do estado, passando a se responsabilizar pela compra de insumos e pelo aluguel do maquinário necessário aos serviços, que seriam feitos pelas prefeituras.

O coordenador da bancada, senador Sérgio Petecão (PSD), marcou uma audiência com o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, a fim de que ele seja consultado sobre a possibilidade de que as prefeituras executem as obras de forma direta.

“Vamos checar com o ministro a possibilidade de se anular a licitação e ver se é possível a execução direta”, disse Jorge Viana. “O Deracre compraria insumos, alugaria máquinas e o trabalho poderia ser feito município a município, junto com a equipe da prefeitura pra que seja bem feito e ninguém fique sendo passado pra trás e tenha união em vez de desunião”, concluiu ele.

Socorro Neri

Para a vice-prefeita da capital, Socorro Néri (PSB), que representou no encontro o prefeito Marcus Alexandre (PT), o Deracre não se opõe à proposta que prevê a dispensa de contratação de empresas terceirizadas, o que diminuiria os custos dos serviços e, consequentemente, o acréscimo de ramais beneficiados.

Neri crê que Deracre não se opõe à contratação de terceirizadas /Foto: Reprodução

Segundo Socorro Neri, há um impasse legal para que a proposta seja concretizada, já que as emendas de bancada devem ter um único destinatário – no caso o governo do estado. “Mas o senador Petecão assumiu o compromisso de buscar solucionar esse impasse, buscando uma alteração na portaria [do governo federal] para que o Deracre possa mediar, junto com os prefeito, a realização direta dos serviços nos ramais”, disse ela.

Sair da versão mobile