Rio Iaco sai da cota de alerta após nível da água diminuir quase 1 metro neste sábado

Mais um sinal de vazante foi verificado nas águas do rio Iaco na passagem de ontem para hoje. Conforme medição feita pela Defesa Civil Municipal, a baixa nas últimas 24 horas foi na ordem de 72 centímetros, o que é considerada uma vazante expressiva.

Na manhã deste sábado (24), nível do rio atingiu 13,78 metros. Foto: Reprodução

Na sexta-feira (23), às 6 horas da manhã, o nível estava em 14,50 metros. Já neste sábado (24), no mesmo horário, o nível foi registrado em 13,78 metros, abaixo da cota de alerta que é de 14 metros.

Essa vazante vem ocorrendo de maneira acelerada e seus reflexos já são sentidos nos bairros afetados pela cheia do rio. Na Praia do Amarílio, por exemplo, algumas casas já estão sendo descobertas.

Mesmo assim, a Defesa Civil recomenda que ainda não é o momento das famílias retornarem para suas casas. “Sabemos que ainda há previsão de chuva principalmente no mês de março. Então, ainda não é recomendado as pessoas retornarem pra suas casas”, enfatizou Carlos Dávila, coordenador da Defesa Civil.

Com a cheia do rio Iaco, dezenas de famílias tiveram que deixar suas casas, mas a grande maioria optou por ficar em casas de parentes. Nos abrigos públicos (Ginásio Hermilton Gadelha Pessoa e Quadra da Escola Messias) somente duas famílias foram acomodadas – uma em cada local.

Historicamente, as maiores enchentes dos últimos anos em Sena Madureira ocorreram em 1997 e em 2012, quando centenas de famílias ficaram desabrigadas.

 

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Rio Iaco sai da cota de alerta após nível da água diminuir quase 1 metro neste sábado