ContilNet Notícias

Senador Guiomard: Apae é reaberta e mais de 70 famílias voltarão a ter assistência

Por REDAÇÃO CONTILNET

A boa notícia desta segunda-feira (5) vem do município de Senador Guiomard, vizinha da Capital Rio Branco. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que existe há 60 anos, será reaberta no município.

A iniciativa beneficiará, pelo menos, 70 pessoas com deficiência. Para a presidente da insituição no município, Marcia Lindoso, mais que uma carência local: a Apae em Senador Guiomard suprirá uma carência do Estado, pois, por não ter hoje maior suporte, mães do município procuram a Apae em Rio Branco para ter assistência.

“O município tem hoje mais de 70 pessoas que dependem de um atendimento especial: fonoaudiologia, fisioterapia, atendimento pedagógico para aqueles com idade mais avançada, entre outros. Aqui, a Apae poderá trazer qualidade de vida para essas pessoas. Nem todos possuem condições de se deslocar até Rio Branco para levar seus filhos e, mesmo a prefeitura disponibilizando o meio de transporte, ele não atende a toda demanda”.

O município possui um centro para este tipo de atendimento, no entanto, não funciona com força total. “Esse centro não oferece a eles tudo o que a Apae pode proporcionar. Já estamos há mais de 2 anos nessa luta pela reativação dessa instituição por entender que o município não tem recursos, tampouco mão de obra qualificada para atender a demanda; a Apae vem para somar”.

A presidente estadual da Apae, Cecília Lima, também comemora a conquista e reitera: quem ganha é o Estado.

“As Apaes são instituições filantrópicas que atendem pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas multidão. Existem, no Brasil, mais de 200 destas nos municípios brasileiros. Há alguns anos, no Quinari, foi aberta uma Apae. Porém, por questões políticas, falta de apoio e de pessoas que se interessassem, não se conseguiu levar adiante. Hoje, com o apoio de muitas mães – muitas levam seus filhos para Rio Branco para que sejam atendidos – a Apae orgulhosamente volta a funcionar. Trata-se de uma nova realidade. É uma carência que será suprida no Estado, graças ao empenho das pessoas envolvidas”.

Reuniões antecederam reabertura da Apae/Foto: cedida

As famílias? Estão em polvorosa. A mãe Odineia Maciel comemora. “Essa instituição é de suma importância para todos nós, que temos filhos especiais. É uma necessidade da nossa comunidade, pois facilitará o tratamento dos mesmos! Com a Apae, nossas crianças receberão um melhor acompanhamento de acordo com suas necessidades!”

Vanilse Cândida, que também é mãe de uma criança com deficiência, comemora, já que a Apae é uma instituição que não depende necessariamene do poder público.

“Para mim é de muita importância a Apae aqui em Senador Guiomard, pois as crianças têm a necessidade de fazer tratamentos médicos para melhorar sua conivência social. Acontece que a maioria das famílias não tem condições nenhuma de irem para Rio Branco e o que acontece é que as crianças ficam à mercê sem nenhum tratamento médico. Infelizmente nossos governantes fecham os olhos para essa realidade no nosso município, e essa instituição nos trará esperança de melhores condições de vida para nossos filhos fazendo os tratamentos necessários”.

Luciene Oliveira da Silva, mãe de uma criança com deficiência, precisa ir a Rio Branco e demora grande parte do seu tempo para levar o filho a um atendimento de, no máximo, 2 horas. Agora, a situação mudará.

“É muito importante a instituição aqui no município, facilitará a vida de nós pais que temos que sair daqui para Rio Branco em busca de tratamento para nossos filhos. É muito cansativo, porque eu e meu filho passamos a tarde toda em Rio Branco para um atendimento que não chega a 2 horas. O resto do tempo é só questão de transporte devido à distância”.

Doações

Em fase de estruturação, a Apae vai precisar do máximo de apoio possível da comunidade. A diretoria da instituição está cuidando dos detalhes finais: correndo atrás de uma sede, mobilizando recursos para compra de equipamenos – que não são baratos – e visitando famílias. Você também pode ajudar.

“A gente conta com o apoio de todos. Não dependemos de apoio do governo, somos instituição independente e quem mora em Senador Guiomard pode doar até na conta de energia elétrica: quando você receber um telefonema, não é trote. E e valor é todo descrito na fatura”, enfaiza Cecília.

Para quem quiser colaborar, todo apoio é bem vindo. A Apae em Senador Guiomard pode receber depósitos na seguinte conta: Agência: 4026-6 / Conta Corrente: 19.028-4 (Banco do Brasil).

Sobre a Apae

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae ) nasceu em 1954, no Rio de Janeiro. Caracteriza-se por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. A Rede Apae destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente em mais de 2 mil municípios em todo o território nacional.

Hoje, no Brasil, essa mobilização social presta serviços de educação, saúde e assistência social a quem deles necessita, constituindo uma rede de promoção e defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, que hoje conta com cerca de 250 mil pessoas com estes tipos de deficiência. (com Assessoria)

Sair da versão mobile