19 de abril de 2024

Ao menosprezar ação do MP em novo áudio, Jackson Ramos também debocha do Judiciário

Comportamento do vereador do PT segue a linha dos partidários que costumam afrontar promotores, juízes, desembargadores e até ministros do Supremo

Descansar que nada!

Senador Jorge Viana (PT) vai dedicar o período da Semana Santa a visitar municípios do interior e comunidades ribeirinhas do Envira, na região de Feijó. Foi o que anunciou a sua assessoria de imprensa dias atrás.

Agenda cheia

Depois de visitar Acrelândia, onde manteve encontro com a equipe da prefeitura, o petista atravessou o estado para iniciar a quinta-feira (29) no município do açaí. De lá é que seguiria, de barco, em visita aos moradores das vilas ribeirinhas.

Nada a registrar

Quantos aos demais pré-candidatos ao Senado da República, este colunista não recebeu uma só informação sobre suas atividades na Semana Santa.

Limites

Como bem ensinou Jean Coctou, “O discernimento consiste em saber até onde se pode ir”. Crítico de Jorge Viana e de sua ideologia de esquerda, este colunista, longe de se inclinar a endossar-lhe as ideias e as práticas, se vê obrigado, hoje, a reconhecer um dos seus atributos: a enorme dedicação ao trabalho.

Empenho

Tendo sido prefeito da Capital acreana, duas vezes governador do estado e agora prestes a encerrar oito anos de mandato no Senado, o cinquentão Jorge Viana tem muito a ensinar aos jovens políticos, cuja disposição está longe de ser a mesma que a dele.

Cristalino

Daí se segue, certamente, o prestígio e aceitação do parlamentar, cotadíssimo para regressar ao mandato na Câmara Alta.

Insatisfação

A base de sustentação do prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (MDB), na Câmara de Vereadores, anda mais do que insatisfeita com o tratamento que lhes é dispensado pelo chefe do Executivo municipal – e também pelos colaboradores mais próximos ao emedebista.

Ineditismo

Ano passado, por exemplo, se chegou ao ponto de afixar, nas paredes da prefeitura, uma determinação que estabelecia os dias e horários da semana para atendimento aos parlamentares municipais. Revogada sob protestos, a determinação vigora ainda sob a mal disfarçada má vontade do alcaide cruzeirense em relação aos seus aliados do legislativo.

No fio da navalha

Vereador que falou à coluna sob a condição do anonimato integra a tropa de choque do emedebista na Câmara. E foi claro ao afirmar o seguinte: “Se o Ilderlei não se cuidar, corre o risco de ter o mandato cassado”.

Miopia

Avesso à imprensa, rompido com o padrinho Vagner Sales e indiferente aos reclames da população, a única coisa que Ilderlei Cordeiro poderia deixar de fazer era perder apoio no parlamento municipal. Pior, impossível.

Por enquanto…

É claro que um suposto pedido de afastamento do atual prefeito cruzeirense teria de ter substrato jurídico e provas inequívocas de ilícitos que o justificassem. Além do mais, caberia à Mesa Diretora da Câmara colocar na pauta de votação um pedido dessa natureza. E enquanto o presidente do Legislativo municipal for o vereador e correligionário Romário Tavares, Ilderlei poderá dormir em paz.

Reeleição em xeque

Ocorre que o mandato de Romário na presidência da Casa termina em 2019. E pela atual composição de forças do parlamento municipal, será improvável que ele seja reconduzido ao cargo.

Inacessíveis

A coluna tentou, nesta sexta-feira (30), entrar em contato por telefone com os vereadores Chaguinha do Povo (PDT), Elenildo da Pesca (PP) e Romário Tavares (MDB). Os dois primeiros não atenderam às chamadas. Já o celular do emedebista estava desligado.

Propaganda enganosa

Enquanto o governo continua a martelar a propaganda televisiva segundo a qual a violência ‘está sob controle do estado’, este não dá conta, sequer, de manter os detentos encarcerados. Conforme informado em matéria deste portal de notícias, em menos de 15 dias já são contabilizadas três fugas do presídio Francisco de Oliveira Conde. No total, são 14 os foragidos.

Equação velhaca

A propósito, os marqueteiros da Companhia de Selva inventaram uma ‘fórmula’ para convencer a opinião pública de que os crimes diminuíram no Acre. O truque consiste em mostrar os dados divididos em dois grupos: o dos ‘homicídios comuns’ (seja qual for o significado desse termo) e aqueles praticados pelas facções criminosas contra os inimigos.

Ilusão de ótica

O conjunto das estatísticas põe o Acre entre os primeiros no ranking dos estados em que a violência mais cresceu no país nos últimos anos. A divisão dos dados inventada pela publicidade companheira nos realoca para uma posição inferior.

Igualmente ruins

Resta concluir que os mais experientes homens públicos sabem que a publicidade tem que ser primorosa quando a política vai mal. No presente caso, ambas são igualmente ruins.

Boi na linha

Portal da Transparência da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul é ineficiente em facilitar o acesso a dados sobre despesasda Casa. Entre elas podemos citar o valor das diárias pagas aos vereadores nos três primeiros meses deste ano. Com a palavra, o excelentíssimo presidente do legislativo cruzeirense, vereador Romário Tavares!

Pouco caso

Em novo áudio vazado do grupo de vereadores da Capital no WhatsApp, o médico e vereador Jackson Ramos (PT), alvo de um pedido de investigação da promotora eleitoral do Ministério Público do Acre, Alessandra Marques, faz pouco caso da medida. E ri do Ministério Público Estadual e Federal.

Contexto

Endereçado ao colega N. Lima, a mensagem de voz do petista, em tom irônico, comemora a repercussão do caso, decorrente de áudio anterior, no qual ele afirma ter trabalhado em campanhas de Sibá Machado oferecendo consultas, exames médicos e até cirurgias – tudo supostamente em troca de votos.

Menosprezo

Depois de dizer que a procura por consultas aumentou em seu consultório, o petista afirma o seguinte: “Deixa o pessoal estrebuchar, enquanto isso a gente vai trabalhando e ganhando voto, e eles ainda ajudando a gente fazendo exposição de mídia. É uma beleza”.

Praxe

A reação do vereador do PT remete a inúmeros episódios em que seus correligionários afrontaram magistrados, desembargados e até mesmo os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). E explica muito sobre sua inclinação a desrespeitar mesmo as leis sancionadas por eles próprios. Quer um exemplo, leitor? Pois darei dois.

Desobediência civil

Lula e o PT deixaram claro que não vão respeitar a Lei da Ficha Limpa, aprovada no Congresso por pressão popular e sancionada por Dilma Rousseff. A Ficha Limpa impede que pessoas condenadas por tribunal colegiado – caso de Lula – participem das eleições. A segunda diz respeito à Lei Complementar 344, de autoria do Executivo Estadual, na qual foi estabelecida a criação de 1,1 mil cargos comissionados, podendo esse número, conformeas necessidades, ser acrescido em 50%. Atualmente o governo Tião Viana abriga mais de 2,1 mil apadrinhados políticos, à revelia da LC por ele sancionada.

Desatenção

Ao debochar do MP, Jackson Ramos, quer ele queira, quer não, estende a zombaria ao Poder Judiciário. Decerto o vereador petista não se deu conta ainda da mudança que está em pleno andamento no país.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost