ContilNet Notícias

Cine Pipoca: MPAC homenageia mulheres trans em exibição de filme e roda de conversa

Por ASCOM MPAC

Neste mês de março, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) não poderia deixar de homenagear as mulheres transexuais pela luta na garantia do direito de ser mulher. Assim, dando prosseguimento à programação alusiva ao ‘Mês da Mulher no MPAC’, nesta quarta-feira (28), o ‘Cine Pipoca’, projeto insitucional, traz um filme para ampliar a discussão sobre o tema. A sessão está marcada para as 15h, na sala de sessões.

A coordenação do Centro de Atendimento à Vítima do MP acreano (CAV) estendeu o convite a mulheres trans militantes no Estado para uma roda de conversa após a exibição do filme, para debater o assunto e reafirmar o compromisso de estar junto ao segmento, prestando assistência na garantia dos direitos fundamentais e no combate ao preconceito.

O objetivo do debate é propor o compartilhamento de experiências, relatos e questionamentos sobre o tema, criando um ambiente respeitoso e eficaz no respeito à diversidade de gênero e sexualidade, assim como no repúdio e prevenção a quaisquer formas de Lgbtifobia.

“Quando o CAV foi inaugurado, descobrimos que havia uma carência de um lugar de atendimento para pessoas LGBTI que tinham passado por alguma questão de crime, de violência, que, muitas vezes, sofriam caladas e deixavam de buscar atendimento nas instituições competentes por conta do preconceito que sofriam por conta das próprias autoridades”, declara a coordenadora do CAV, Luciana Gadelha.

O documentário ‘Meu Nome é Jacque’ aborda questões como transexualidade, cirurgia de troca de gênero e HIV, assuntos que ainda são tabus para a sociedade, mas que já é rotina nos atendimentos do CAV.

“Na roda de conversa, vamos nos inspirar no filme, que é uma historia bastante comovente. A gente vai tentar, de alguma forma, dar algumas respostas a esta violação de direitos, como buscar ajuda, como responsabilizar o agressor, combater preconceito, como contribuir para uma sociedade mais igualitária, com equidade e sensibilidade. Acho que o MP vem fazendo esse trabalho”.

O Cine Pipoca tem a finalidade de possibilitar a membros e servidores o acesso à cultura no ambiente de trabalho, melhorando o clima organizacional.

Esta edição especial é fruto de uma parceria da Diretoria de Comunicação com a Associação dos Membros e Associação dos Servicores do MPAC, Ampac e Assempac, respectivamente.

Sair da versão mobile