Delegação dos Estados Unidos conhece projetos e campi do Ifac na Capital e interior

Com objetivo de ampliar as ações de internacionalização, o Instituto Federal do Acre (Ifac) recebeu durante os dias 12, 13 e 14 de março, a delegação da Northern Virginia Community College (NOVA), instituição de ensino tecnológico dos Estados Unidos. A equipe, que visitou os campi Avançado Baixada do Sol, Rio Branco e Xapuri, já adiantou que novos projetos serão realizados em conjunto com o Ifac.

Dentre as ações que a serem desenvolvidas entre o Ifac e a NOVA estão atividades de prática profissional envolvendo intercâmbio de estudantes para o Acre, incentivo no aprendizado de português para os alunos dos Estados Unidos, intercâmbio de estudantes em áreas temáticas voltadas aos eixos de meio ambiente e tecnologia da informação, assim como projetos que contemplem o intercâmbio de servidores do Ifac aos Estados Unidos e fortaleçam o trabalho do Centro de Idiomas.“Estamos bastante satisfeitos com a visita da delegação da NOVA, pois eles puderam conhecer o trabalho que é desenvolvido no Ifac e perceberam o quanto temos em comum, já que atendemos um público com perfil semelhante. Assim como queremos aprender com a NOVA, pudemos perceber que eles também têm interesse em aprender conosco, principalmente no que se diz respeito às ações extensionistas, que atendem a comunidade”, destacou a reitora Rosana Cavalcante dos Santos.

Profissionais da NOVA visitaram os campi Avançado Baixada do Sol, Rio Branco e Xapuri e já avaliam ações em conjunto com o Ifac/Foto: Ascom

Diretora do Escritório de Educação Internacional e Programas Patrocinados da NOVA, Stacey Bustillos, ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Ifserac junto à comunidade. Segundo ela, a instituição tem feito diferença na vida dos estudantes, como também de moradores das regiões em que o Ifac conta com unidades.

“Esperamos durante um ano para que pudéssemos concretizar esta visita ao Ifac. Ficamos muito felizes em poder conhecer a instituição e um pouco do Acre. Nas unidades do Instituto Federal do Acre pudemos conhecer os estudantes, os professores e demais servidores. Queremos muito que nossos estudantes possam vir para o Ifac, assim como também esperamos que estudantes e profissionais do Ifac possam ir até os Estados Unidos”, reforçou Stacey Bustillos.

Dentre as ações que a serem desenvolvidas entre o Ifac e a NOVA estão atividades de prática profissional envolvendo intercâmbio de estudantes para o Acre,/Foto: Ascom

Além da diretora da NOVA, também participaram das visitas aos campi o diretor do campus Woodbridge, Sam Hill, a diretora do campus Annandale, Pamela Hilbert, a coordenadora do Departamento de Inglês como Segunda Língua, Keila Louzada, a professora de História e do Comitê de Honras do campus Manassas, Rebecca Hayes, e a professora de Tecnologia da Informação do campus Annandale, Ghada Abdelmoumin.

Visita aos campi

Para que a delegação da NOVA pudesse conhecer um pouco mais dos projetos, pesquisas e atividades desenvolvidas pelo Ifac, foram realizadas visitas nos campis Avançado Baixada do Sol, Rio Branco e Xapuri.

No dia 12 de março, a atividade aconteceu no campus Rio Branco e contou com a participação dos estudantes, docentes e técnicos administrativos, incluindo ainda os dois alunos do Ifac, Schawany Najara Machado Brito e Thawan Bezerra Martins, que foram selecionados para realizar intercâmbio em parceria com a NOVA, nos Estados Unidos.

O evento de recepção também contou com apresentação de capoeira, além de uma roda de conversa com os professores que atuam na área de Tecnologia da Informação e que ministram aulas de língua estrangeira no campus Rio Branco.

Ainda durante visita, a delegação conheceu o trabalho desenvolvido pela Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica e da Economia dos Setores Populares e Tradicionais do Acre (Incubac), como também os laboratórios, salas de aulas e ginásio poliesportivo.

“Foi muito bom receber a delegação da NOVA em nosso campus e mostrar aos estudantes as novas possibilidades que poderão surgir com esta parceria. Que possamos, cada vez mais, estreitar esta relação, ampliando os projetos em conjunto e pensando sempre em melhorias para a formação de nossos alunos”, ressaltou o diretor da unidade, Wemerson Fittipaldy de Oliveira.

Para conhecer as ações desenvolvidas pelos estudantes e docentes do campus Avançado Baixada do Sol, a delegação da NOVA esteve presente na unidade durante o dia 13 de março. No local, os profissionais tiveram oportunidade de se aproximar dos trabalhos envolvendo a flora local e também a área de piscicultura.

“Foi muito importante apresentar aos nossos visitantes, as atividades desenvolvidas no campus e de como os cursos são ofertados de modo a atender as demandas da comunidade. Durante a visita também conseguimos apresentar como o Ifac trabalha com pesquisa aplicada e devolução destes conhecimentos para a comunidade. Acredito que o compartilhamento destas experiências contribuirá para o fortalecimento desta parceria”, destacou a diretora geral, Hévea Monteiro Maciel.

Ainda no dia 13 de março, os representantes da NOVA puderam conversar com o governador do Acre, Tião Viana. Durante o encontro, mediado pela reitora Rosana Cavalcante dos Santos, foram apresentadas as atividades de parceria entre o Ifac e a NOVA, como também a importância da internacionalização para o Estado.

Para encerrar a visita, os representantes da NOVA conheceu o campus Xapuri, no dia 14 de março. O evento contou a participação de estudantes e servidores da unidade, que puderam também conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Northern Virginia Community College.

Durante o encontro, a delegação dos Estados Unidos ainda pôde conhecer de perto o espaço em que os estudantes do campus Xapuri, do curso superior de Tecnologia em Biotecnologia, desenvolvem novos produtos regionais, como licores e doces.

De acordo com o diretor geral do campus Xapuri, Joel Bezerra Lima, a presença da delegação americana enriqueceu a instituição, como também proporcionou uma experiência ímpar aos estudantes e servidores.

“Tivemos uma experiência ímpar no campus. A presença da delegação da NOVA fez com que pudéssemos perceber que nosso trabalho é muito bem visto e que estamos traçando horizontes que serão extremamente frutífero para nossos alunos, acadêmicos e servidores. Quero parabenizar a gestão, que tem se empenhado para promover estas parcerias com uma visão empreendedora e atualizada”, afirmou Joel Bezerra.

Internacionalização

De acordo com o pró-reitor de Extensão (Proex), Fábio Storch, desde o ano de 2017 a parceria entre o Ifac e a NOVA tem rendido bons frutos para o Ifac. Segundo ele, após agenda da reitora Rosana Cavalcante dos Santos nos Estados Unidos, o Instituto Federal do Acre (Ifac) recebeu duas bolsas para intercâmbio, que foram objeto de edital ainda no ano passado.

“Com a vinda da delegação da NOVA para o Acre tivemos a oportunidade de apresentar nossos campi, nossos servidores e alunos, como também parte de nossos projetos. Acredito que conseguimos aproximar ainda mais as instituições e criamos mais possibilidades de parceria. Nossa expectativa é de que seja possível a elaboração de planos de trabalho por parte de docente e discente, envolvendo atividades entre as instituições”, ressaltou Fábio Storch.

Já para a diretora de Relações Internacionais (Dirin), Maria Freire da Costa, a internacionalização do Ifac vive um momento de expansão e o novo desafio é a criação de políticas que sejam capazes de receber estrangeiros. Segundo ela, a visita irá contribuir para a intensificação deste processo, já que a NOVA tem pretensão de enviar estudantes americanos para o Acre a partir de 2019.

“A Dirin já está avaliando os resultados da visita da NOVA afim de definir projetos, preparar servidores para receber os estrangeiros, como por exemplo, por meio do fomento do estudo da língua inglesa, como também na verificação da possibilidades de serem implementados novos projetos de extensão ou outros processos que possam fazer valer as expectativas do Ifac e da NOVA”, destacou Maria Freire.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Delegação dos Estados Unidos conhece projetos e campi do Ifac na Capital e interior