O deputado federal Major Rocha (PSDB) foi vaiado na noite desta quinta-feira (1º), ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Rio Branco. Dezenas de taxistas revoltados com o fato de o parlamentar ter votado a favor da liberação do Uber se dirigiram ao aeroporto e esperaram até que ele chegasse ao saguão. Do lado de fora, os manifestantes iniciaram as vaias.
Conforme relato feito por um dos participantes, mais de duas dezenas de taxistas se deslocaram do centro da cidade até o aeroporto, onde Rocha era aguardado. A categoria reclama da aprovação do projeto que libera os aplicativos de transporte alternativo, como o Uber.
Com a aprovação, a matéria segue para sanção do presidente Michel Temer. As prefeituras e o Distrito Federal poderão regulamentar e fiscalizar os aplicativos, podendo cobrar tributos, exigir a contratação de seguro de acidentes pessoais a passageiros e do seguro obrigatório (DPVAT), bem como exigir que o motorista esteja inscrito como contribuinte individual no INSS.
Os taxistas do Brasil inteiro reclamam do que chama de “concorrência desleal”, uma vez que precisam pagar cerca de R$ 7 mil de impostos para se manter no mercado.
Assim que começou a ser vaiado, Major Rocha entrou rapidamente no veículo que o esperava do lado de fora e deixou o aeroporto.