19 de abril de 2024

Em ano eleitoral, Tião Viana pede que BNDES agilize crédito de R$ 120 milhões

Correndo contra o tempo por conta do calendário eleitoral, que deixará as gestões públicas praticamente engessadas a partir de 7 de abril, o governador Tião Viana (PT) esteve reunido nesta terça-feira (27) com a diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, para contar com um pouco mais de recursos neste seu último ano de mandato.

Tião Viana em reunião com a diretoria do BNDES/Foto: Reprodução

O governo afirma ter R$ 12 milhões de crédito junto à instituição para investimentos em obras de saneamento e pavimentação.

O governo diz não se tratar de novo empréstimo, apenas de liberação de recursos já aprovados e que estão travados, não comprometendo o teto de endividamento do estado. Com a queda na arrecadação própria e nas transferências federais por conta da crise econômica, o governo tem encontrado em empréstimos sua principal fonte para manter investimentos.

Esta fonte de recursos, contudo, é motivo de polêmica já que amplia a dívida pública estadual. Para a oposição, o pagamento da dívida compromete a receita, deixando de aplicar dinheiro em áreas mais sensíveis como saúde, educação e segurança. Além do BNDES e outros bancos estatais o governo tem como seus credores instituições como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost