ContilNet Notícias

Geoglifos iguais no Acre e MT fazem pesquisadores reavaliar vida na região antes de 1500

Por TON LINDOSO, DA CONTILNET

Cerca de 450 geoglifos similares foram identificados nos Estados do Acre e Mato Grosso, abrangendo 13.000 quilômetros quadrados. O dado faz parte de uma pesquisa recentemente divulgada na revista científica Nature Communications.

Essa e outras novidades chegam após a descoberta de extensas obras de terraplanagem e fortificações em outra região do Brasil, na fronteira com o Peru. De acordo com a publicação, datada de terça-feira (27), os pesquisadores agora acreditam que habitações pré-colombianas podem se estender por uma área de 400.000 quilômetros quadrados, e podem ter sido o lar de 500.000 a um milhão de pessoas.

“A descoberta de 81 novos sítios arqueológicos, que datam de 1250-1500 – entre eles 104 grandes terraplanagens geométricas – foi baseada em parte em imagens de satélite. Escavações em 24 locais descobriram cerâmicas, machados de pedra polida e amostras de solo fertilizado, assim como antigos poços de lixo, chamados de sambaquis”, diz o trecho de uma reportagem da agência AFP.

Geoglifos/Foto: Reprodução

“Precisamos reavaliar a história da Amazônia”, disse o professor José Iriarte, da Universidade de Exeter, sobre as coincidências entre Acre e Mato Grosso.

“Certamente não era uma área habitada apenas perto das margens de grandes rios, e as pessoas que moravam lá mudaram a paisagem. A área que pesquisamos tinha uma população de pelo menos dezenas de milhares”.

Alguns geoglifos também eram interconectados através de uma rede de estradas construídas ao longo de muitos anos.

Sair da versão mobile