19 de abril de 2024

Idoso levado ao PS do Hospital Regional do Juruá fica no corredor por falta de leito

O aposentado Valdo Bezerra do Nascimento, de 75 anos, foi, ao mesmo tempo, testemunha e vítima da precariedade da saúde no estado do Acre. Morador do município de Cruzeiro do Sul, ele teve de ser levado às pressas por familiares, na manhã deste sábado (24), ao Pronto Socorro do Hospital Regional do Juruá. O paciente recebeu atendimento e precisou ficar sob observação médica no corredor do hospital, devido à falta de leitos.

Situação envolvendo o idoso aconteceu neste sábado (24). Foto: Reprodução

Segundo familiares, Valdo passou mais de cinco horas em uma poltrona. “Outras pessoas estavam na mesma situação do meu pai, inclusive uma senhora de 85 anos, que sofre de câncer”, afirmou Maria Socorro Souza do Nascimento.

A superlotação no hospital é um dos problemas para os que precisam de atendimento médico. Há também relatos de falta de medicamentos básicos, tais como vitamina C, complexo B e de anti-inflamatórios. Funcionários também se queixam do tratamento que recebem da direção da unidade de saúde, administrada pela Associação Nossa Senhora de Saúde (Anssau).

“REFERÊNCIA”, SEGUNDO O GOVERNO

Recentemente, o Hospital Regional do Juruá foi enaltecido pelo deputado estadual Daniel Zen (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, como uma referência em saúde na região do Juruá. A afirmação se deu durante o debate que antecedeu a votação do projeto de terceirização do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco e das três UPAs da capital, de autoria do Executivo Estadual. A proposta foi rejeitada pela maioria dos parlamentares.

Na tentativa de ouvir os representantes da Anssau, a reportagem ligou para os telefones de número (68) 3322-5516 e 3322-4037. O primeiro deles corresponde a um aparelho localizado na recepção do Hospital do Juruá, mas segundo uma servidora, que pediu para não ser identificada, há quase um ano não há telefonista no local. Esta teria sido remanejada pela administração para trabalhar no almoxarifado.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost