“Para estar bem quando estiver mais velho, tem que se cuidar desde agora”. Esse foi um dos alertas feito pela nutricionista Deisi Paloschi Rose, consultora do SESI/PR na área de Promoção da Saúde, durante palestra realizada na noite de quarta-feira, 21, na sede da Casa da Indústria, em Rio Branco.
O evento, direcionado a empresários, sindicatos da indústria e colaboradores do Sistema FIEAC, contou com a presença do superintendente do SESI/AC, César Dotto, e do coordenador do Condomínio Sindical da Indústria no Acre, João Paulo de Assis Pereira. “O Brasil ainda é um país de jovens, porém, a idade chega para todos. A pirâmide já começou a mudar, por isso estamos tratando desse tema de grande relevância”, destacou Dotto.
Já o empresário João Paulo Pereira ressaltou que atualmente muito se ouve falar sobre o aumento da expectativa de vida das pessoas, tendo em vista que a ciência conseguiu trazer uma série de avanços. No entanto, pontuou que não se deve esquecer dos inúmeros fatores que elevam o estresse dos trabalhadores e, consequentemente, vão na contramão da longevidade e da saúde. “O SESI e o Sistema Indústria estão de parabéns por darem prioridade a essa questão e trazerem esclarecimentos tão importantes nessa palestra”, comentou o coordenador do Condomínio Sindical.
Em sua explanação, a nutricionista Deisi Paloschi Rose falou sobre a metodologia desenvolvida pelo Centro de Inovação do SESI no Paraná no que diz respeito à longevidade ativa e saudável dos trabalhadores da indústria, projeto desempenhado com sucesso naquela região e que está sendo compartilhado com o Departamento do SESI/AC.
“Os centros de inovação têm a missão de se antecipar a possíveis problemas da indústria. Somos uma rede presente em todo o Brasil e queremos otimizar nossa necessidade de atender, inovar, trazer soluções, modernidade, praticidade, tecnologia, criatividade, saúde, segurança. Todos os produtos ofertados pelos centros de inovação estão disponíveis no endereço eletrônico inovacaosesi.org.br. O empresário pode acessar, colocar seus dados e a plataforma já direciona ao centro de inovação que pode solucionar o problema em questão”, acrescentou Paloschi.
Tratando especificamente sobre longevidade, a consultora reforçou que, com o aumento da expectativa de vida das pessoas e a evolução da ciência, é certo que em breve o universo de trabalhadores da indústria e dos demais setores será formado por pessoas de faixa etária mais avançada do que no cenário atual.
“Nossa expectativa de vida foi acrescida, mas temos que estar bem, saudáveis. E quando vamos nos preocupar com isso? Tem que ser agora. Todos nós, pessoas mais novas e mais velhas, devemos nos cuidar desde agora, não apenas quando começarmos a sentir os problemas. Podemos nos prevenir de ter uma complicação mais séria desde cedo. A indústria tem que pensar nisso”, assinalou Paloshi.
As empresas que tiverem interesse nesse serviço podem procurar o SESI Acre, que está à disposição para realizar visita aos empreendimentos.