ContilNet Notícias

“Quero mostrar a pessoa que existe por trás dos produtos”, diz maquiadora em Rio Branco

Por ASTORIGE CARNEIRO, DA CONTILNET

Uma técnica que combina as linhas, formas e cores do rosto e dos cabelos para trabalhar uma consultoria de imagem. Este é um breve resumo do visagismo, conceito de linguagem visual que está sendo aplicado em Rio Branco pela maquiadora e cabeleireira Bianka Costa, despertando a curiosidade do público e garantindo os efeitos prometidos, que incluem também uma melhora na autoestima.

Bianka Costa, maquiadora que combina o visagismo às técnicas de trabalho. Foto: Reprodução

REDES SOCIAIS

Em entrevista à equipe da ContilNet, Bianka explicou que já trabalha profissionalmente com maquiagem há quatro anos, e durante este tempo, observou uma mudança significativa no modo de se fazer e de divulgar a produção cosmética.

4 – A make up artist já possui mais de 13 mil seguidores no Instagram. Imagem: Reprodução

“Antes de me dedicas exclusivamente ao trabalho com make, trabalhava em uma esmalteria chamada ‘Misturinha Chic’, que cresceu muito graças à demanda do público. Durante o meu trabalho naquele local, eu observei como a maquiagem começou a despontar nacionalmente graças ao alcance das redes sociais. Logo em seguida, vieram algumas mudanças que me motivaram a investir nas técnicas, abrindo meu caminho para trabalhar de forma independente”, destacou.

APRIMORAMENTOS

“Quando comecei a trabalhar, percebi que não bastava apenas ter talento. É preciso sempre aliar o talento à técnica. Eu já possuía uma certa facilidade com trabalhos manuais, mas surgiu a necessidade de aprender novas técnicas. Fiz uma pesquisa sobre cursos a nível nacional, e nessa busca, descobri em 2014 a Escola Madre Conhecimento Criativo , da maquiadora e cosmetóloga Simone Barcelos, que é muito ativa no mundo da moda”, explicou Bianka.

Curso de visagismo foi realizado em São Paulo. Foto: Reprodução

E logo após este, outros cursos e especializações seguiram: cursos de penteados para eventos; uma especialização focada na área dos olhos em 2015 com Sadi Consati , maquiador de O Boticário; e em 2017, vários cursos disponibilizados pela Jorge Cosméticos, além de uma especialização com Brigitte Calegari, responsável por certificar mais de cinco mil maquiadores em todo o Brasil.

Bianka e o artista conceitual do visagismo, Philip Hallawell. Foto: Reprodução

“Também fui convidada para apresentar um quadro no programa ‘Geração Gazeta’, onde tenho a oportunidade de falar minhas visões sobre a maquiagem e dicas para os telespectadores”, revelou a maquiadora.

A MULHER REAL

Desde o início, a visão de trabalho de Bianka era aliada com o conceito da “mulher real”, ou seja, aplicar os cosméticos como forma de já realçar a beleza que já existe em cada pessoa. “Maquiagem é uma arte com propósito. Não bastava combinar talento e técnica, também foi preciso visualizar um objetivo para cada cliente e, consequentemente, traduzir a personalidade na hora de aplicar esses procedimentos. Sempre busquei nunca oferecer apenas a ‘beleza pela beleza’. Não queria apenas aplicar produtos como se eu estivesse pintando uma parede, queria mostrar a pessoa que existe por baixo daquela camada. Eu já tinha essa visão agregada ao meu trabalho profissional quando tive o primeiro contato com o visagismo”, disse.

“A Bianka conversa com a gente pra saber do que gostamos”, afirmou Clarissa Carvalho. Foto: Reprodução

“CONHECIMENTO ALÉM DA TÉCNICA”

O contato veio através de um livro que Bianka ganhou de presente da sogra: “Aprendi sobre Philip Hallawell, artista plástico e arte-educador que afinou essa visão das artes em uma literatura que deu origem ao curso que fiz”.

Sobre a experiência de conhecer Philip no curso realizado em março deste ano, em São Paulo, Bianka reforça que a experiência foi mais do que prazerosa: foi um divisor de águas em seu trabalho.

“Foram mais de oito horas de aula por dia. O visagismo é um conceito de linguagem visual. Ele não traz regras, mas se baseia nas linhas do rosto para trazer uma consultoria de imagem. Por meio das formas do rosto, podemos customizar o trabalho da estética baseado na personalidade da pessoa, e o visagista ajuda o cliente a entender o que ele mesmo quer projetar com a própria imagem, harmonizando a estética dessa projeção. Isso pode ser feito tanto pelo maquiador, pelo dentista, dermatologista, cabeleireiro… Por uma infinidade de profissionais dos segmentos ligados à estética”, explicou Bianka.

O visagismo também possui um efeito terapêutico: ao alinhar a imagem ao senso de identidade, cria uma sensação de autonomia e de maior contribuição na sociedade. “Um visual incongruente vai alterar o seu senso. Eu mesma passei pelo processo. Usamos muitas máscaras – produtos, cortes e cores de cabelo, acessórios… Às vezes vestimos essas máscaras sem nem perceber. Já existem até psicólogos que trabalham esse conceito aplicado à terapia. O visagismo me trouxe conhecimento além da técnica. Agora, posso ajudar meu cliente a entender e a se projetar da melhor forma no mundo através do meu trabalho. Quero ajudar principalmente as mulheres, que são tão massacradas por padrões e imagens irreais de beleza”, enfatizou a maquiador.

Para solicitar os serviços de Bianka, entre em contato através do perfil no Instagram  ou pelo telefone (68) 99963-7158.

SUCESSO ENTRE OS CLIENTES

Conheci o serviço da Bianka através do Instagram. Eu já a conhecia pessoalmente mas passei a observar e acompanhar as makes que ela ia postando. Já fui maquiada para uma formatura, uma festa e para uma participação no programa ‘Geração Gazeta’. Detesto maquiagens que ‘mascaram’ o rosto das pessoas. Eu vejo na Bianka um talento para enaltecer o que temos de melhor no nosso rosto. Ela se preocupa com a pele, é antenada com questões que vão além do simples traço, ela estuda a cliente e desenvolve uma conexão que nos deixa segura na hora de escolher a make.” – JANA DANTAS, arquiteta e urbanista especialista em Design de Interiores;

“Vejo nela um talento para enaltecer o que temos de melhor no rosto”, disse Jana Dantas. Foto: Reprodução

“Eu conheci o trabalho dela quando eu ia fazer unha no ‘Misturinha Chic’. Comecei a ver as publicações da Bianka nas redes sociais e me interessei cada vez mais. A primeira vez que a contratei para me maquiar foi para um Natal em 2016. Desde então, sempre que tenho algum evento, conto com os serviços dela. O que mais gosto é que ela conversa com os clientes antes de começar a maquiar: quer saber do que gostamos, se temos alguma ideia e sempre ajuda dando opinião, nos deixando bem à vontade. Por mais que o cliente queira uma maquiagem mais carregada, ela consegue dar um toque natural, sempre ornando com o tipo de cada rosto e pele.” CLARISSA CARVALHO, fisioterapeuta.

Sair da versão mobile