25 de abril de 2024

Menina de 7 anos usa caiaque para poder estudar em SP após temporal

Uma estudante de apenas 7 anos de idade foi flagrada usando um caiaque para voltar para casa após ir à escola em Bertioga, no litoral de São Paulo. A rua onde ela mora com a família tornou-se um rio em razão da intensa chuva que atingiu a região nas últimas horas. A prefeitura afirma que realiza ações de emergência para amenizar os problemas.

A imagem foi registrada no fim da tarde desta terça-feira (13). Gabrielly havia acabado de sair da Escola Municipal Jardim Vista Linda, onde cursa o 2º ano do Ensino Fundamental, e foi deixada por um ônibus escolar em uma parada a cerca de um quilômetro da casa onde vive com os pais, na Estrada 28, no bairro Chácara Vista Linda.

Menina usou caique para poder voltar da escola em Bertioga, SP (Foto: Arquivo Pessoal)

“A imagem mostra tudo. É o registro de um descaso com a gente. Com a rua alagada, ela não tem como sair, só no nosso colo, ou de caiaque. Chove só um pouco e tudo fica intransitável”, conta a mãe da menina, a dona de casa Paula dos Santos, de 40 anos.

No momento da foto, o pai de Gabrielly a acompanhava. “Ele caminhava e usava botas, mas a água fica muito alta e ele acaba se molhando. Em casa, começou a entrar água na cozinha. A gente fica com medo de perder tudo e, depois de tanta promessa, ninguém soluciona”, comenta a dona de casa, que vive há quase seis anos no bairro.

Por causa dos alagamentos, intensificados em razão da chuva intensa que atinge a região da Baixada Santista nos últimos dias, é comum a menina deixar de ir à escola. “Depois, quando nós vamos s reuniões, os professores reclamam. Falam que é ruim ela ficar faltando, não só por prejudicar o ensino, como por ela poder repetir de ano”.

Menina usou caique para poder voltar da escola em Bertioga, SP (Foto: Arquivo Pessoal)

Paula acredita que os problemas ocorrem em razão do local não ter sistema de drenagem, e a área não receber atenção da administração municipal. “O mato está muito alto e a rua se torna um verdadeiro rio rapidamente. Ninguém cuida dessa área. Passa cobra, passa rato, passam todos os animais”, desabafa a mãe da estudante.

Por meio de nota, a Prefeitura de Bertioga confirmou a situação crítica na cidade e disse que funcionários estão trabalhando para amenizar os problemas ocasionados pelo grande volume de chuva. “As equipes terão aumento no número de equipamentos, para melhorar os trabalhos de manutenção e limpeza urbana”.

Além disso, a administração municipal afirma que pleiteia verbas federais para obras de micro e macrodrenagem, uma vez que 60% das vias da cidade não possuem asfalto ou rede pluvial – assim como a Estrada 28, onde a menina Gabrielly mora com os pais. Para as intervenções, são necessários R$ 30 milhões.

“A prefeitura alerta, ainda, para a responsabilidade da população em não jogar lixo nas vias públicas, o que contribui para enchentes em períodos de chuva. Constantemente, as equipes de limpeza encontram lixo descartado de forma incorreta pelos bairros, como sofás, restos de móveis e outros”, pontuou a nota.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost