19 de abril de 2024

Sob vaias e protestos, projeto de terceirização da saúde proposto por Tião Viana é derrubado na Aleac

Sob acusações do deputado Daniel Zen (PT), foi derrubado na tarde desta quarta-feira (14) o projeto de Lei que regulamentaria o edital de chamamento das Organizações Sociais (OS), implementando a terceirização do Pronto-Socorro de Rio Branco e também das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A votação ficou em 11 votos contrários e 10 favoráveis, sendo o projeto de autoria do governador do Estado, Tião Viana (PT).

O bate-boca foi inflamado pelo deputado Zen, que acusou a oposição de “esconder” deputados em gabinetes para favorecer a votação. Os deputados Whendy Lima (PR) e Nicolau Júnior (PP) entraram no plenário poucos minutos antes da votação. De acordo com Zen, o projeto do governador, derrotado no plenário, atenderia recomendações do Ministério Público do Acre (MPAC).

Zen também afirmou que eram necessários “esclarecimentos” sobre as OS: “O modelo é usado no Hospital do Juruá há 11 anos. Existem vantagens e desvantages, claro, mas volto a afirmar que a unidade de Cruzeiro do Sul é uma das melhores do Acre. O que está se colocando aqui é a lei sugerida pelo Ministério Público”.

A fala foi rebatida pela deputada Eliane Sinhasique (MDB): “Aprovar esse PL é abrir a porta para uma gastança sem limite dos cofres públicos do Acre, sem melhorar em nada o atendimento à população”.

QUEM VOTOU

Votaram contra o projeto os deputados Jenilson Leite, Gehlen Diniz, Nicolau Júnior, Whendy Lima, Chagas Romão, Eliane Sinhasique, Luiz Gonzaga, Jairo Carvalho, Antônio Pedro, Nelson Sales, e Jenilson Leite

Jenilson se uniu ao bloco de aposição por não acreditar na concepção do projeto de Tião. Daniel Zen pediu pela anulação da votação, e que um novo processo de votação fosse realizado.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost