Sibá insinua que ‘generais’ endossam tese de que a CIA atua contra o PT

Pedra cantada

E o esperado aconteceu: O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) rejeitou ontem (26) os embargos de declaração contra a decisão da 8ª Turma que sentenciou o ex-presidente Lula a 12,1 anos de cadeia no caso do tríplex do Guarujá.

Meandros

Pela Lei da Ficha Limpa, Lula já pode ser considerado inelegível. Mas ainda há um longo caminho pela frente, já que sua defesa conta com a possibilidade de ingressar com outros recursos – um deles no próprio TRF-4.

À moda brasileira

Como quase tudo que diz respeito ao caos jurídico sob o qual vivemos neste país, a decisão de ontem dá margem a interpretações. E uma delas é que o PT poderá registrar a candidatura do presidenciável até o dia 15 de agosto. E um eventual processo de impugnação do registro do petista só seria aberto após ser questionado na Justiça Eleitoral.

Filigranas jurídicas

Pela Lei Eleitoral, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tem até o dia 17 de setembro (20 dias antes do pleito) para julgar o registro de cada candidatura. Com a impugnação de Lula, o PT poderia optar por apresentar um substituto ou seguir com a campanha do ex-presidente.

O mais provável

A nos basearmos nas declarações dadas pelos representantes do partido, é de se esperar que eles seguirão sem plano B. Em isso ocorrendo, e uma vez mantida a impugnação do registro da candidatura após recurso, Lula poderia até ter o nome nas urnas, mas seus votos seriam anulados. Com isso, não estaria no segundo turno.

Espectro

Em resumo, Luiz Inácio se transformou numa espécie de espectro político, cuja participação nas eleições presidenciais deste ano parece destinada ao que o poeta chamou de “enterro de sua última quimera”.

Quem te viu e quem te vê!

A propósito, em sua caravana política pelo Sul do país, o petista tem sido hostilizado por onde ousa passar. Há cidades em que Lula é impedido de entrar pelos moradores, que montam barricadas ou bloqueiam a passagem com veículos de grande porte. Chuvas de ovos também se tornaram comuns nos comícios feitos por ele.

Colheita maldita

Situações como essas, vividas por aquele que já foi tido como o presidente mais popular da história da República brasileira, seriam algo inimaginável alguns anos atrás. Mas Lula só está colhendo aquilo que plantou em sua passagem pelo Palácio do Planalto.

Ranhuras

Mencionado recentemente como uma referência na saúde pública do Acre pelo deputado petista Daniel Zen, o Hospital Regional do Juruá tem um histórico de relações tensas entre os seus funcionários e os coordenadores da Anssau (Associação Nossa Senhora da Saúde) – a Organização Social responsável por gerir a unidade.

Sem justa causa

Servidores ouvidos pela coluna denunciam casos de perseguição contra os que ousam questionar a gestão da Anssau. Houve, inclusive, um caso de demissão de um técnico de enfermagem, decorrente das reivindicações feitas por ele. Segundo nossa fonte, o funcionário teve de ser readmitido após ingressar com uma ação na Justiça.

Burros n’água

E pensar que o governo ainda tentou implantar, no Huerb e nas três UPAs da capital, o mesmo modelo de gestão adotado no Hospital Regional do Juruá…

Padrinho porreta!

A ordem do governo do Acre – emanada da Casa Civil, onde manda a Sra. Marcia Regina – de cortar 10% dos salários dos comissionados e 30% das gratificações concedidas aos servidores efetivos demonstra o quanto o governador Tião Viana valoriza seus apaniguados políticos.

Avesso do avesso

Tal decisão foi anunciada na última sexta-feira (23). E estarrece pelo seguinte motivo: as gratificações representam despesa de R$ 2,1 milhões mensais para o Estado, ao passo que os cargos em comissão, de R$ 8,6 milhões mensais.

Coração de ouro!

Além do mais, o governo companheiro serve de guarda-chuva para mais de 2.136 pessoas beneficiadas pela caneta de Tião Viana. Os apadrinhados representam despesa anual superior a 112 milhões de reais. Quase o dobro do que o governador destinou aos órgãos que compõem o sistema de segurança pública do estado – conforme se pode conferir na Lei Orçamentária Anual de 2018.

Autoexplicativo

A sobrecarga representada pelos nomeados políticos é capaz de explicar, por exemplo, por que o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) decidiu recorrer à justiça a fim de obrigar o governo a contratar os médicos aprovados no concurso público de 2013, e que até o momento não foram convocados.

Falência

Na mesma situação estão dezenas de aprovados no último concurso da Polícia Civil, cujo prazo final de contratação está com os dias contados.

Delírio ou leviandade?

O secretário de estado Sibá Machado (Sedens), na entrevista que deu ao jornalista Roberto Vaz, do site ac24horas, insinuou, ao final do programa, que suas afirmações, segundo as quais a CIA estaria por trás do impeachment de Dilma Rousseff e da ‘perseguição’ a Lula, têm origem em conversas com ‘generais’ das Forças Armadas.

Transfiguração

Pois bem, a partir dessa declaração, o assunto deixa de figurar apenas no universo do folclore. Aludir a altas patentes da Forças Armadas como fontes que endossam afirmações de que o PT é prejudicado por um complô internacional é dar outra dimensão ao que até então não passava de mais um tema para o anedotário acreano.

Dever moral

Sibá tem o direito de dizer o que lhe der na telha na hora de defender seus correligionários – só não pode recorrer à leviandade de inventar fontes para declarações que nem mesmo aqueles, pelo senso do ridículo, foram capazes de endossar. Caso contrário, que cite quais generais comungam com suas tresloucadas teses políticas.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Sibá insinua que ‘generais’ endossam tese de que a CIA atua contra o PT