ContilNet Notícias

Acre é o segundo estado com maior número de casos de malária no Brasil

Por PÂMELA FREITAS, DA CONTILNET

O Acre é o segundo estado brasileiro com o maior número de casos de malária, ficando atrás apenas do estado do Amazonas. O número de casos no Amazonas é superior a 81 mil, já o Acre está perto dos 37 mil casos. Os números estão disponíveis aqui e são referentes a 2016 e 2017.

No Brasil a doença é endêmica, ou seja, característica de uma determinada região, com elevado risco de transmissão na Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

Os dados foram divulgados no lançamento da campanha de prevenção, controle e eliminação da malária, promovido na quarta-feira (25), que é considerado o dia de combate a malária. O Acre faz parte da campanha pelo elevado número de casos decorrentes da sua localização.

NÚMEROS

Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima são os municípios acreanos com o maior número de casos nos últimos três anos. A população de Mâncio Lima gira em torno de 15 mil habitantes e entre 2016 e 2017 o número de casos de malária na cidade era superior a 7.600.

Tabela com os dados de todos os 22 municípios acreanos/Foto: divulgação

PREVISÃO

Para 2018, está previsto o envio de 130 mil testes rápidos, sendo priorizadas essas regiões. O Ministério da Saúde garante, ainda, o tratamento completo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e envia insumos para as ações de controle vetorial (inseticidas).

Além disso, será realizado, no segundo semestre, a compra de mosquiteiros impregnados com inseticidas de longa duração (MILD) para os nove estados, que serão adquiridos via Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Sair da versão mobile