19 de abril de 2024

Acre fica entre os cinco estados mais violentos para jovens, diz pesquisa nacional

Os índices da violência no estado do Acre alarmam cada vez mais, e as pesquisas apenas reafirmam essa preocupação social. Divulgada nesta terça-feira (24) pela Fundação Abrinq, a quinta edição do Cenário da Infância e da Adolescência no Brasil traça um panorama sobre a situação dos cidadãos brasileiros com idades de 0 a 19 anos, reunindo os principais indicadores sociais no Brasil e suas regiões.

Baseado em dados de 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o documento traz informações dessa parcela da sociedade, que já possui 33% do total de habitantes no Brasil.

VIOLÊNCIA CONTRA JOVENS

O Acre infelizmente se destaca em um percentual de violência contra a população jovem. De acordo com o Cenário, o Estado está entre os cinco mais violentos quando o assunto é a porcentagem de vítimas abaixo de 19 anos de idade.

Com 21,9%, o estado acreano é o quinto mais violento com essa faixa etária. Lidera o ranking o estado do Amapá (26,6%), seguido de Espírito Santos (23,8%), Alagoas (23,7%) e Distrito Federal (22%).

Dados da pesquisa realizada pela Fundação Abrinq. Imagem: Reprodução

REGIÃO NORTE

No recorte que abrange a faixa etária de 0 a 14 anos, por exemplo, o estudo revela que ainda há 17,3 milhões de crianças e adolescentes – equivalente a 40,2% desse universo – vivendo em situação domiciliar de pobreza.

Entre as regiões que apresentam a maior concentração de pessoas que vivem com renda domiciliar per capita mensal igual ou inferior a meio salário mínimo, o Nordeste e o Norte do país continuam apresentando os piores cenários, com 60% e 54% das crianças, respectivamente, vivendo nessa condição.

Na população entre 0 e 19 anos, o Norte também apresentou índices preocupantes, sendo a maior porcentagem entre as regiões brasileiras quando o assunto foi trabalho infantil (9,1%), domicílios sem acesso a esgotamento sanitário (78,1%) e mortalidade infantil (15,5%).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost