ContilNet Notícias

Acre fica entre os cinco estados mais violentos para jovens, diz pesquisa nacional

Por NANY DAMASCENO, DA CONTILNET

Os índices da violência no estado do Acre alarmam cada vez mais, e as pesquisas apenas reafirmam essa preocupação social. Divulgada nesta terça-feira (24) pela Fundação Abrinq, a quinta edição do Cenário da Infância e da Adolescência no Brasil traça um panorama sobre a situação dos cidadãos brasileiros com idades de 0 a 19 anos, reunindo os principais indicadores sociais no Brasil e suas regiões.

Baseado em dados de 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o documento traz informações dessa parcela da sociedade, que já possui 33% do total de habitantes no Brasil.

VIOLÊNCIA CONTRA JOVENS

O Acre infelizmente se destaca em um percentual de violência contra a população jovem. De acordo com o Cenário, o Estado está entre os cinco mais violentos quando o assunto é a porcentagem de vítimas abaixo de 19 anos de idade.

Com 21,9%, o estado acreano é o quinto mais violento com essa faixa etária. Lidera o ranking o estado do Amapá (26,6%), seguido de Espírito Santos (23,8%), Alagoas (23,7%) e Distrito Federal (22%).

Dados da pesquisa realizada pela Fundação Abrinq. Imagem: Reprodução

REGIÃO NORTE

No recorte que abrange a faixa etária de 0 a 14 anos, por exemplo, o estudo revela que ainda há 17,3 milhões de crianças e adolescentes – equivalente a 40,2% desse universo – vivendo em situação domiciliar de pobreza.

Entre as regiões que apresentam a maior concentração de pessoas que vivem com renda domiciliar per capita mensal igual ou inferior a meio salário mínimo, o Nordeste e o Norte do país continuam apresentando os piores cenários, com 60% e 54% das crianças, respectivamente, vivendo nessa condição.

Na população entre 0 e 19 anos, o Norte também apresentou índices preocupantes, sendo a maior porcentagem entre as regiões brasileiras quando o assunto foi trabalho infantil (9,1%), domicílios sem acesso a esgotamento sanitário (78,1%) e mortalidade infantil (15,5%).

Sair da versão mobile