Após vistoria no Huerb, OAB, MP e sindicatos denunciam superlotação, falta de profissionais e medicamentos

Na última segunda-feira (23), o Ministério Público do Acre (MPAC), acompanahdo a OAB , Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac) e Conselhos Regional de medicina e enfermagem, realizaram ação conjunta de fiscalização no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb).

A inspeção foi realizada após denúncias de ausência de medicamentos, superlotação e falta de profissionais. Foram vistoriados a infraestrutura, farmácia, enfermarias e UTI. “Pudemos constatar a superlotação por conta do fechamento de leitos, ante ausência de profissionais para compor a escala, e também falta de medicamentos, como antibióticos, soro fisiológico e fraldas descartáveis”, disse a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Seccional, advogada Isabela Fernandes.

Após a vistoria será feito um relatório técnico. “A ideia é promover a efetivação do exercício do direito à saúde, o que não acontece atualmente no Estado do Acre. Percebemos que a saúde tem sido deixada em segundo plano, mas ela não pode esperar. Então vamos elaborar um instrumento jurídico e administrativo para promover a cobrança do governo do Estado e da Secretaria de Saúde Estadual a fim de corrigir os erros que foram levantados na inspeção de ontem”, ressaltou a presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/AC.

Com informações da Assessoria OAB

 

PUBLICIDADE