Ícone do site ContilNet Notícias

Associação repudia governo por mudar endereço de Centro de Apoio aos Deficientes Visuais

Por ARCHIBALDO ANTUNES, DA CONTILNET

Depois de realizar, dois dias atrás, uma manifestação pública contra a iniciativa do governo de transferir de endereço as instalações do Centro de Apoio aos Deficientes Visuais do Acre (CAP-AC), a associação que representa o segmento no estado emitiu nota de repúdio contra a ‘irrevogabilidade’ da decisão.

A mensagem lamenta que “um assunto tão delicado, que envolve pessoas com deficiência visual” tenha sido deliberado sem a convocação da entidade para opinar sobre a mudança.

Na última segunda-feira (23), um grupo de deficientes visuais fechou parte da Rua Osmar Sabino e da Avenida Ceará, no bairro Estação Experimental, em Rio Branco, a fim de protestar contra a transferência de endereço do CAP-AC. Eles alegam não ter sido chamados para opinar sobre a mudança. E reclamam das condições do novo prédio, no que diz respeito à falta de corrimões, calçada, desenho arquitetônico e inexistência de parada de ônibus próxima.

Por meio de nota, a Secretaria de Educação e Esporte do Acre (SEE) informou que técnicos do órgão teriam iniciado as adequações no Núcleo Estadual de Tecnologia Assistiva (Neta) para receber os deficientes.

Mas para o coordenador da Associação de Pessoas com Deficiência Visual do Acre (Adevi), Francisco Welinton do Nascimento, os serviços oferecidos pela entidade serão precarizados no novo endereço. Ele sustenta que o ambiente é insalubre e concorrerá para a evasão dos associados, uma vez que as salas são menores.

A mensagem da associação critica ainda a postura autoritária do governo de Tião Viana, ao declarar que a decisão de transferir o CAP é ‘irrevogável’.

Leia, a seguir, a íntegra do texto divulgado pela entidade.

NOTA DE REPÚDIO

Em relação a resposta dada pelo governo na mídia que publicou que a decisão de “transferência” do CAP-AC é “IRREVOGÁVEL”, após a manifestação realizada pelas pessoas com deficiência visual, em frente ao Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual -, CAP-AC, no dia 23/04/18.

Repudiamos e lamentamos em pleno século XXI uma resposta contraditória. Um assunto tão delicado, que envolve pessoas com deficiência visual, que não seja ouvida a opinião dos mais interessados por nossas autoridades. A quem realmente vai atender a inauguração do novo prédio no NETA sem acessibilidade adequada? A quem vai beneficiar a saída das pessoas com deficiência visual da sua própria casa? É melhor que o estado democrático venha lembrar que também somos o povo. E que queremos ter voz de decisão quando nos envolve num processo tão sério de mudança, pois a ADEVI nunca foi convidada oficialmente para participar dessa obra pela Coordenação de Educação Especial e nunca solicitou novo prédio.

Associação dos Deficientes Visuais do Acre – ADEVI

Sair da versão mobile