18 de abril de 2024

Aumenta o percentual de famílias inadimplentes no país, aponta CNC

Pela primeira vez neste ano, o percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso aumentou. É o que aponta a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) divulgada nesta quarta-feira (4) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O levantamento, feito em março, mostrou que o subiu de 24,9% para 25,2% o percentual de famílias inadimplentes. Na comparação anual, a alta foi de 0,3 ponto percentual. Os dados foram coletados em todas as capitais e no Distrito Federal com cerca de 18 mil consumidores.

Também aumentou o percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso – de 9,7% em fevereiro para 10,0% em março. No entanto, este indicador sofreu queda na comparação com março do ano passado, quando chegou a 10,4%.

Cartão de crédito se mantém como o principal vilão do endividamento familiar (Foto: TV Globo/Reprodução)

Já a proporção de famílias endividadas se manteve estável nos 61,2% registrados em fevereiro, mas teve alta de 0,4 ponto percentual em relação a março do ano passado.

Ainda segundo a CNC, o cartão de crédito permanece o maior vilão do endividamento: 76,4% das famílias endividadas tinham débitos com cartão. Em seguida, vêm os carnês (16,6%) e, em terceiro lugar, o crédito pessoal (10,4%).

Ao analisar o nível de endividamento, a CNC constatou aumento na proporção de famílias que se declararam muito endividadas – passou de 13,6% em fevereiro para 14,1%. Na comparação anual, porém, esta proporção teve queda de 0,6 ponto percentual.

Na análise feita pela entidade, esta queda na comparação anual se deve à redução das taxas de juros e à recuperação da massa de rendimento da população.

Outro dado observado na pesquisa é o tempo médio de atraso para o pagamento de dívidas: caiu de 64,8 dias registrados em março de 2017 para 64,4 dias este ano.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost