ContilNet Notícias

Boneco que representa Lula em traje de presidiário não poderá entrar na Esplanada

Por IG

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal anunciou um esquema especial de segurança para a Esplanada dos Ministérios em razão do julgamento do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Supremo Tribunal Federal (STF), que está agendado para ter início às 14h da tarde desta quarta-feira (4).

Estão previstos para ocorrer simultaneamente protestos contra e a favor de Lula nas proximidades do Supremo. Encabeçam os atos em apoio ao ex-presidente a militância do próprio Partido dos Trabalhadores e o conglomerado de movimentos sociais Frente Brasil Popular. Já os protestos para cobrar a prisão do pestista são liderados pelo Movimento Brasil Livre (MBL), pelo Vem Pra Rua e pelo movimento Nas Ruas.

As autoridades de segurança do Distrito Federal estimam que cerca de 20 mil manifestantes devem se mobilizar em torno do julgamento que irá definir o futuro do ex-presidente amanhã.

Para evitar confrontos, o esquema especial de segurança em Brasília será colocado em prática já a partir da meia-noite, quando o Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do DF interditará o trânsito na zona central do Plano Piloto.

Pixuleco, boneco que representa o ex-presidente Lula em traje de presidiário, estará proibido nesta quarta-feira/Foto: Allan Sampaio/iG Brasília

Pixuleco proibido

Os grupos de apoiadores e opositores do ex-presidente serão separados por um corredor de policiamento ostensivo e uma fileira de grades com 1,2 metro de altura. Os que são contra a concessão do habeas corpus deverão ficar à direita da Esplanada, com concentração no Museu Nacional. Já aqueles que apoiam Lula ficarão à esquerda, com o Teatro Nacional como ponto de apoio.

Figura carimbada em protestos contra o ex-presidente, o boneco inflável batizado de ‘ Pixuleco ‘ foi proibido de entrar na área da Esplanada, bem como quaisquer outros balões e bonecos infláveis.

“Nosso objetivo é atender da melhor forma aos públicos, respeitando o direito de manifestação de todos”, garantiu o subsecretário de Operações Integradas da SSP do DF, , Julian Rocha Pontes, em reunião realizada nessa segunda-feira (2) com representantes dos movimentos e das forças de segurança.

Os grupos que pedem a prisão de Lula têm agenda de protestos em diversas cidades do País já nesta terça-feira (3). Em São Paulo, por exemplo, está agendada manifestação para às 19h desta noite em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista.

Sair da versão mobile