Cidade do Povo: Caixa e governo orientam empresários sobre construção de novas casas

Em oficina realizada na tarde da última quinta-feira  (19), na sede da FIEAC, gestores da Caixa Econômica Federal e do governo do Estado repassaram aos empresários e profissionais da construção civil uma série de informações com relação ao chamamento público para edificação de novas unidades habitacionais na Cidade do Povo, no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida.

Gestores da Caixa e do governo do Estado repassaram aos empresários da construção civil uma série de informações com relação ao chamamento público para edificação de novas casas populares/Foto: Ascom Fieac

Com o objetivo de esclarecer dúvidas nas contratações, os representantes do banco e do poder público detalharam os requisitos necessários para que as empresas estejam aptas a serem contratadas obedecendo aos procedimentos legais, a partir do edital de credenciamento. Entre diversas informações repassadas aos empresários, foi abordado, por exemplo, a avaliação do risco de crédito das construtoras, que é uma das exigências para contratação desses empreendimentos, inseridos na faixa 1 do programa.

Estiveram presentes à reunião o presidente da FIEAC, José Adriano; o presidente do Sinduscon, Carlos Afonso Cipriano; o superintendente da Caixa no Acre, Márcio Fiod; a secretária de Habitação do Estado, Janaina Guedes; e o secretário adjunto de Obras Públicas do Acre, Leonardo Neder.

Em suas explanações, os gestores da Caixa revelaram que o Acre ainda tem um déficit habitacional considerável, algo em torno de 19 mil unidades, sendo 12 mil somente em Rio Branco. Os dados foram levantados em 2015 pelo Instituto João Lourenço.

“Por isso reforçamos que a Caixa Econômica Federal está totalmente comprometida com o projeto da Cidade do Povo. É mais do que um bairro, uma cidade, e tem tudo a ver com a missão da Caixa de promover o desenvolvimento sustentável do país”, destacou o superintendente Márcio Fiod, acrescentando que a instituição está à disposição dos empresários para quaisquer dúvidas ou informações necessárias sobre construção das casas populares.

Já os gestores do governo do Estado fizeram questão de enaltecer o trabalho dos empresários da construção civil por terem contribuído para a consolidação de um projeto tão grandioso como a Cidade do Povo. Para fechar a reunião, o presidente do Sinduscon, Carlos Afonso Cipriano, deu uma excelente notícia aos empreendedores do setor.

“Compreendendo a dificuldade que as empresas estão passando, conseguimos junto ao Sebrae um apoio financeiro para certificação do PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), que sabemos que é um momento de dificuldade. O Sebrae vai ajudar parcialmente para que possamos acessar o PBQPH e assim ter condição de conseguir o recurso da Caixa. É um aporte que não necessita de contrapartida financeira do Estado, é direto com a Caixa, ou seja, uma oportunidade para trabalharmos essas mil unidades”, concluiu Cipriano.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Cidade do Povo: Caixa e governo orientam empresários sobre construção de novas casas