Cresce número de desemprego no Acre e economista fala sobre reforma trabalhista

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da pesquisa Pnad Contínua, o Brasil atingiu 13,1% no trimestre encerrado em março de 2018, o maior nível desde maio do ano passado.

Não diferente do cenário nacional, no Acre o desemprego aumentou 1,5%, em vista do que foi repassado pelo órgão no estado. Em 2016, o percentual de pessoas com rendimento, na população residente, era de 33,3% e no final do ano de 2017, o número caiu para 31,8%.

O resultado foi compartilhado na manhã de sexta-feira (27).

De acordo com o economista e professor da Universidade Federal do Acre, Carlos Franco, alguns fatores estão diretamente relacionados ao aumento do desemprego no país e, consequentemente, no Acre.

Economista Carlos Franco/Foto: Reprodução

O especialista acredita que as expectativas de avanço na economia não foram realizadas, tendo em vista que o aumento do desemprego é significativo.

“No primeiro trimestre, tivemos a notícia de que o Brasil poderia crescer nos próximos meses, mas não foi o que aconteceu. O desemprego é resultado dessa não reação da economia”, informou.

Franco também destacou a relação da nova reforma trabalhista com o crescimento do trabalho informal, acreditando que boa parte da população não está satisfeita com o novo modelo de relação empregado-empregador.

“Essa mudança, proposta na reforma trabalhista, de certa forma, faz com que as pessoas procurem configurações informais de trabalho, onde a pressão é inferior, embora as garantias sejam mínimas”, finalizou.

A dificuldade da economia de engatar movimento sustentado de alta vem levando economistas a reduzirem suas projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018. A previsão dos analistas do mercado financeiro, segundo a úlltima pesquisa focus do Banco Central, caiu de 2,76% para 2,75%. Foi a quarta queda seguida do indicador. Para o ano que vem, a expectativa do mercado para expansão da economia continua em 3%.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Cresce número de desemprego no Acre e economista fala sobre reforma trabalhista