Deputada Eliane Sinhasique lamenta falta de incentivo à cultura

A deputada estadual Eliane Sinhasique (MDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã desta terça-feira (17), para destacar agenda que teve com a Ministra da Cultura em exercício, Mariana Ribas, na Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac).

Sinhasique em agenda na Fieac/Foto: Cedida

“Essa agenda foi muito positiva, pois pudemos tomar conhecimento de números preocupantes e, ao mesmo tempo, esperançosos. A ministra Mariana nos disse que o Estado do Acre utiliza menos de 1% daquilo que paga para o Governo Federal de impostos em cultura”.

Para Sinhasique a produção cultural do Acre não está sendo fomentada. “As Instituições ligadas à cultura aqui no Acre não incentivam à cultura. Não há preocupação em manter contato com as empresas no sentido de orientá-las a deixarem os recursos aqui para as produções culturais”.

Ela declarou também que não se preocupam em fazer a parte burocrática da elaboração dos projetos para os produtores culturais possam acessar, por exemplo, os recursos da Lei Rouanet.

“O setor de cultura no nosso Estado está ao Deus dará. A cultura indígena está totalmente esquecida. Falamos com a Leticia Yanawá que veio nos dizer que precisam apenas de um espaço para colocar os artesanatos indígenas numa exposição permanente. Fazem uma feirinha aqui, outra acolá”, reclamou a parlamentar.

Foto: Eliane Sinhasique e a ministra da Cultura em exercício, Mariana Ribas

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Deputada Eliane Sinhasique lamenta falta de incentivo à cultura