Deputados trocam opiniões sobre prisão de Lula: “Só se for santo do pau oco”

A tribuna da Aleac se inflamou ainda mais quando o tema das falas se voltou para a prisão do ex-presidente Lula. O ex-presidente se entregou às autoridades da Polícia Federal (PF) no último sábado (7) após uma mobilização nacional no Sindicato dos Metalúrgicos, onde centenas de manifestantes tentavam impedir sua saída.

“TENTARAM MATAR A FOME DO POVO”

Jonas Lima (PT) foi o primeiro a se manifestar, destacando que “não é porque o apartamento está no nome da empresa que ele é do Lula”. Além disso, Lima afirmou que “todos os líderes mundiais que tentaram matar a fome do povo foram condenados. Lula foi um desses líderes no Brasil. Com sua sabedoria, que não foi aquela do banco de escola, tentou fazer isso no país, mas a ‘elite’ não quer isso. Ela não quer ver o filho do agricultor fazer faculdade, prosperar”.

“LULA ENTROU PARA A HISTÓRIA SEM PRECISAR SAIR DA VIDA”

O deputado Lourival Marques (PT) realizou a leitura de um manifesto de Rodrigo Perez de Oliveira, mestre e doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Entre os pontos do texto lido, se destacam: “Lula, há muito tempo, deixou de ser homem e se tornou uma instituição. Lula é o maior corrupto da História do Brasil ou a principal liderança popular que esse país já teve? Não sobrou espaço para meio termo. É interpretado por detratores e admiradores. Lula pega o microfone e todos se paralisam em frente à TV. Ele sabe que está sendo observado. Saiu da condição de condenado para ser o dono da própria narrativa. Sabe que não possui muito tempo de vida, então é preciso voltar às origens, renascendo como ícone da esquerda brasileira. O Lulismo foi isso: uma prática sensível às necessidades dos mais pobres. Para encerrar a vida em grande estilo, era necessária a canonização política. Para ser canonizado pela esquerda, nada melhor do que ser perseguido. Fez uma caipirinha com os limões azedos que seus inimigos lhe deram. Lula é o único trabalhador que, vindo da base da sociedade, conseguiu governar e transformar o Brasil. Lula já é maior que Getúlio. Diferente de Getúlio, Lula entrou pra história sem precisar sair da vida”.

Ex-presidente foi preso no último sábado/FOTO FELIPE RAU/ESTADAO

“SANTO DO PAU OCO”

Rebatendo as defesas ao ex-presidente, foi a vez do deputado Jairo Carvalho (PSD) se mostrar a favor da prisão de Lula. “Quem deve precisa pagar à Justiça”, alfinetou o parlamentar. Em sua fala, Carvalho definiu como “bonita” o documento lido por Lourival Marques, mas enfatizou que Lula “está colhendo o que plantou”.

“Ele não é nenhum desses santos, não – só se for o santo do pau oco! O que está acontecendo é a mudança popular. Acho engraçado que ‘Cunha está preso’ está certo; ‘Odebrecht tá preso’, está certo; mas ‘Lula tá preso’ está errado, porque ele é o ‘herói do Brasil’. O país vive esse momento de mudanças. O que está acontecendo está certo. Quem deve precisa pagar à Justiça. Ninguém está acima das leis, e acho errado para a democracia quem acha que pode afrontar as regras”, disse em sua fala.

NOVELA MEXICANA

No palanque, o deputado Daniel Zen (PT) foi categórico ao definir os eventos de sexta (6) e sábado (7) como uma “novela mexicana”, que tem “um enredo muito bem definido”.

“Quando eu ouço os colegas dizendo que ‘não pode afrontar a lei’, fico pensando: se a lei é injusta, fique com a justiça. Lula não teve direito à ampla defesa. Só falta cassarem o registro do PT no país”, afirmou Zen.

O deputado da Frente Popular também realizou a leitura de dois textos de sua própria autoria. O primeiro deles, intitulado “De país da impunidade a país do arbítrio”, traz uma calorosa defesa da atuação política de Lula. “Não se faz justiça com justiçamento! Isso é coisa de milícia, não de um Tribunal que se diz Supremo”, destaca o parlamentar em um dos trechos do texto.

 “VAMOS FOCAR GEOGRAFICAMENTE”

Por fim, a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) afirmou: “É perca de tempo, meu povo. Vamos trazer o debate para o local geograficamente correto – Rio Branco, no Acre. As falas de ninguém aqui vai livrar o Lula de nada, não. Quem vai se responsabilizar pelas mortes na saúde pública? Enquanto isso, vocês estão preocupados se Lula é inocente ou não? Isso é uma vergonha!”

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost