19 de abril de 2024

Em clima de campanha, PT defende “Lula livre”, faz críticas a Judiciário e à oposição

Em evento realizado na noite desta segunda-feira (2) no Parque das Acácias para marcar a transição na presidência do Partido dos Trabalhadores (PT), lideranças petistas aproveitaram o evento para realizar um comício pré-eleitoral da campanha de Marcus Alexandre ao governo, defender o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e fazer críticas ao Judiciário e à oposição.

Para o governador Tião Viana, o julgamento dos casos de corrupção envolvendo Lula “é a maior injustiça” realizada contra um inocente. Ao falar sobre o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, que para ele foi fruto de um golpe das elites nacionais, o governador declarou que o processo de retirada da petista do Planalto se consolida com as condenações judiciais de Lula.

As declarações das lideranças petistas foram acompanhadas de gritos da militância de “Lula livre”/Foto: ASCOM-PT

“A democracia brasileira sempre foi interrompida pelas forças do autoritarismo e pela ganância das elites, dos poderosos. Nós estamos na iminência de uma forte ruptura de mais uma forte ameaça de rompimento da democracia na maior injustiça praticada contra um brasileiro em toda a história do Brasil. Porque nunca nesse país se teve a coragem de tomar uma decisão de condenar uma pessoa que se sabia comprovadamente inocente como é Luiz Inácio Lula da Silva”, disse Tião Viana.

Em comentário sobre o julgamento do pedido de habeas corpus de Lula para que ele não seja preso até que todos os recursos sejam esgotados nos tribunais, o senador Jorge Viana (PT) disse que uma possível negação de recurso do ex-presidente, por parte do Supremo Tribunal Federal (STF), pode representar a escrita da “mais suja página da história do Judiciário brasileiro”.

O STF retoma o julgamento do caso nesta quarta (4). Para o senador, a Justiça tinha todo tipo de corrupto para condenar, “mas escolheram um inocente”.

“Nós vamos ter uma decisão do Supremo Tribunal Federal que pode escrever a mais suja página da história do Judiciário brasileiro ou também iniciar um processo de impedir uma injustiça contra uma das maiores lideranças deste país que é o ex-presidente Lula”, disse o senador Jorge Viana.

De acordo com o petista, a condenação de Lula é um jogo de cartas marcadas de “algumas figuras do Judiciário”. “Tomara que o Brasil não pegue o caminho errado no dia quatro.”

As declarações das lideranças petistas foram acompanhadas de gritos da militância de “Lula livre”. Caso o STF rejeite o HC da defesa, o ex-presidente pode começar a cumprir sua pena de 12 anos de prisão, como decidiu o Tribunal Regional Federal da 4º Região, em Porto Alegre. Todos os recursos disponíveis no TRF já foram rejeitados.

As críticas de Jorge Viana também se voltaram à oposição acreana. De acordo com ele, a chegada dos adversários ao poder no momento de crise como o atual “seria ruim para o Acre”. O senador declarou que a oposição não tem projetos e que a sua luta é a “do poder pelo poder”. ”Esse estado não aguente um governo ruim. A oposição não confia nem nela.”

Marcus Alexandre: “Vou colocar a mochila nas costas para percorrer cada canto deste estado”. Foto: ASCOM-PT

“Nós temos o compromisso de não permitir que este estado caia nos braços de pessoas despreparadas, que não têm o interesse público. O risco não é pequeno, o risco é grande”, disse Jorge Viana.

Outras lideranças petistas também reconheceram que esta será uma das eleições mais difíceis que o partido enfrentará desde sua chegada ao Palácio Rio Branco em 1999. “A maior força de nossa campanha será a nossa união”, disse o deputado Ney Amorim (PT), presidente da Assembleia Legislativa e pré-candidato ao Senado.

Escolhido para concorrer a governador, o prefeito Marcus Alexandre (PT) disse que, após deixar a prefeitura, irá colocar as mochilas nas costas para percorrer “cada canto deste estado”. Repetindo o mote de sua primeira disputa eleitoral à prefeitura em 2012, afirmou que fará uma “campanha pé no chão”.

Segundo o prefeito, este é o maior desafio de sua vida. “É uma das decisões mais difíceis da minha vida. Esperem o meu melhor.”

O evento também marcou o encerramento da campanha de filiação de novos militantes do PT. Segundo a legenda, em todo o estado 1.000 pessoas assinaram ficha de filiação.

Outro ponto foi a posse de André Kamai como o novo presidente da executiva estadual, no lugar do deputado estadual Daniel Zen. Kamai será o coordenador da campanha de Marcus Alexandre.

André Kamai é o novo presidente da executiva estadual/Foto: ASCOM-PT

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost