21 de abril de 2024

Estatuto da Família, discutido no AC, toma repercussão nacional; saiba o que os veículos comentaram

Tomou repercussão nacional a discussão sobre o Estatuto da Família, documento elaborado em Rio Branco sob o título “Estatuto da Família” que busca propor regras jurídicas para definir quais grupos podem ser considerados uma família perante a lei.

Vários grandes sites já repercutem a informação e as opiniões na web são muitas. O conceituado Isto É, parceiro do Portal Terra – que também repercutiu a informação, falou sobre o veto por parte do Ministério Público do Acre (MPAC) e apontou as inconstitucionalidades do projeto.

“Além de não reconhecer casais homoafetivos, o estatuto exclui qualquer outro tipo de família, como mães solteiras que criam filhos sozinhas e avós que criam netos. Com isso, boa parte da população estaria excluída de políticas públicas que levam em conta a constituição familiar e os responsáveis por crianças e adolescentes”.

MPAC/Foto: Reprodução

Vale lembrar que o projeto de lei foi contestado na quarta-feira (11). Os promotores recomendaram à prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, o veto ao projeto que cria o Estatuto da Família.

A Agência Brasil destacou os protestos do movimento LGBTI, que aconteceram na Câmara de Vereadores da capital.

“Entidades do movimento LGBTI protestaram contra a aprovação do estatuto na Câmara dos Vereadores e também defendem o veto. Se o projeto não for vetado pela prefeita de Rio Branco, o Ministério Público estuda a possibilidade de entrar com uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF)”.

O site G1 detacou as discussões de autoridades envolvendo o projeto.

“As comissões de Assuntos Legislativos e de Diversidade Sexual iniciaram a análise no sábado (7) e também verificam os aspectos de legalidade da PL. A expectativa é que o resultado seja submetido ao Conselho da OAB-AC até o fim desta semana”. O site também lembrou que a Câmara pode derrubar o veto.

Sites locais em outras regiões do país também repercutiram a informação. A reportagem da ContilNet está acompanhando o caso.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost