19 de abril de 2024

Google prepara aplicativo de mensagem para competir com WhatsApp

Qual foi a última vez que você mandou uma mensagem de texto SMS para alguém, sem ser por um aplicativo como WhatsApp, Telegram ou iMessage? Não é segredo para ninguém que esse mercado é enorme. É claro que o Google sabe disso. Agora, a empresa está trabalhando para criar um novo serviço de mensagem de texto para o sistema operacional Android.

Segundo o site The Verge, o serviço deve se chamar Chat e é uma tentativa de melhorar a experiência dos usuários Android com mensagens de texto. Apesar de os smartphones com o sistema operacional do Google possuírem boas aplicações para fotos, grande capacidade de armazenamento e tela com qualidade comparável ao iPhone, a troca de mensagens ainda deixa a desejar.

Especialistas indicam, no entanto, que o novo aplicativo deve ter desvantagens se comparado a concorrentes como WhatsApp

A empresa investe na tecnologia RCS, que deve substituir o SMS como o principal protocolo de troca de mensagens ainda este ano, segundo o The Verge. O Chat vai funcionar dentro do Android Messages, enviando as mensagens pela internet quando o usuário está conectado, mas utilizando a rede da operadora em locais sem conexão. A implementação do RCS depende das operadoras de telefonia – e o Google já fechou parcerias com 55 delas.

Dentro do Android Messages, o Chat permitirá que o usuário envie conteúdo multimídia, crie grupos com diversos membros e troque emojis, além de receber confirmação de leitura.

Especialistas indicam, no entanto, que o novo aplicativo deve ter desvantagens se comparado a concorrentes como WhatsApp. A principal delas é a falta de segurança, já que as mensagens trocadas por RCS não são criptografadas. O sistema também deve ser fechado para celulares com sistema Android. Isso significa que para se comunicar com proprietários do iPhone, os usuários do sistema Google precisarão continuar usando aplicativos de terceiros.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost