Durante operação realizada pelo Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), a equipe da Unidade de Monitoramento Eletrônico de Presos (Umep) fiscalizou 155 reeducandos que utilizam tornozeleiras eletrônicas na área do Segundo Distrito de Rio Branco.
A ação, realizada na noite da última sexta-feira (20), contou com apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e teve como principal objetivo acompanhar a rotina de reeducandos em regime monitorado, aferição de sinal de equipamento, controle de horário e frequência estabelecida nos locais de residência.
Além do controle dos detentos, agentes do Bope realizaram simultaneamente uma saturação da área do Segundo Distrito com abordagens a pedestres, veículos e a pessoas em atitude suspeita, visando coibir a prática de crimes como tráfico de drogas, roubos e furtos.
Segundo o presidente do Iapen, Aberson Carvalho, “é uma operação que se torna rotina, pois temos inclusive uma equipe de monitoramento nos computadores e outra em campo. Então, além de fazer a verificação dos equipamentos, também mostramos a presença do Estado. Todos os equipamentos estão funcionando e apenas um dos monitorados estava fora da área de inclusão”, disse.
MONITORAMENTO ELETRÔNICO
O Iapen, juntamente com o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), mantém mais de mil reeducandos no sistema de monitoramento eletrônico, na capital e no interior, o que representa uma economia real nos gastos com pessoas em cumprimento de pena em regime fechado, além de uma precisão no controle dos custodiados.