18 de abril de 2024

Insegurança: alunos e funcionários do Senai relatam falta de policiamento e assaltos

Alunos do Instituto Senai de Tecnologia (IST), que fica localizado no Distrito Industrial, têm sido vítimas de assalto quase diariamente ao chegar e sair da instituição, sobretudo no período noturno. De acordo com relatos à diretoria da instituição, os bandidos chegaram a bloquear a via de acesso ao prédio, na altura do igarapé Dias Martins, obrigando os alunos a reduzirem a velocidade de seus veículos e, assim, tomarem seus pertences. “Eles jogaram perna-mancas na rua e tomaram a moto de um aluno, inclusive fazendo uso de arma de fogo”, declara Tânia Lúcia Guimarães, gerente do IST.

Prédio do Instituto SENAI de Tecnologia, assim com as demais empresas localizadas naquela região, está próximo a uma comunidade chamada “Sapolândia”, considerada de alta periculosidade /Foto: IST (Arquivo)

Segundo ela, os bandidos se escondem no matagal que, de tão farto e alto, está invadindo o asfalto. O prédio do IST, assim com as demais empresas localizadas naquela região, está próximo a uma comunidade chamada “Sapolândia”, considerada de alta periculosidade. Além disso, a rua que dá acesso ao Instituto está repleta de buracos, e a iluminação deficitária, com diversas lâmpadas queimadas. Outro problema apontado é o bueiro do igarapé, que está em vias de se romper novamente.

Em virtude de tantos problemas, o Senai/IST, já enviou solicitação para Emurb, Semsur, Secretaria Municipal de Obras Públicas (Divisão de Iluminação Pública) e 4º Batalhão da Polícia Militar a fim de que seja feita limpeza da rua, recuperação da pista do igarapé, manutenção da iluminação e patrulhamento nos horários de entrada e saída de alunos e funcionários. “Hoje, somos nós que estamos fazendo isso. Nossos funcionários que estão roçando a rua para reduzir o mato. Já temos ronda policial de manhã e à tarde, mas precisamos de reforço à noite”, revela Tânia. “Os alunos da noite estão se evadindo, estão com medo de vir para a unidade. Os funcionários também estão com muito medo”, completou.

Nos documentos encaminhados às secretarias, relata-se também que, para ir embora, os colaboradores do período noturno se organizam em comboio até a BR-364. Outro agravante é que a instituição irá sediar uma seletiva para o WorldSkills, onde reunirá alunos de diversas partes do país que competirão por uma vaga para a etapa internacional na Rússia, em 2019, o que aumenta a preocupação quanto à segurança do local. “Até o momento, ainda não obtivemos respostas, mas vamos fazer monitoramento junto às secretarias e já pedimos apoio ao nosso diretor regional, César Dotto, e ao presidente do Sistema Fieac, José Adriano, para reforçar nossas solicitações”, assegurou a gerente.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost