Lideranças Huni Kuin se filiam ao Progressistas e destacam valorização dos povos indígenas

Na tarde desta quinta (5), o Progressistas ganhou novas importantes filiações: lideranças indígenas de várias etnias dos municípios de Feijó, Tarauacá e Santa Rosa. No evento, também foi realizada a filiação e apresentação da pré-candidatura a deputado estadual de Manoel Kaxinawa, presidente da Organização dos Povos Índígenas de Tarauacá (OPITAR). As filiações aconteceram na sede do partido em Rio Branco, onde foram recebidas pelo presidente José Bestene e outros membros da Executiva do Progressistas no Acre.

Estiveram presentes as lideranças indígenas Ninawa Inu, presidente da Federação do Povo Huni-kuin/Acre – FEPHAC, Isaka Rui, coordenador da juventude Huni-kui no Acre pela FEPHAC e cacique da Aldeia São Francisco em Feijó, Alberto Kaxinawa, vice-presidente da FEPHAC, Assis Gomes Kaxinawa, cacique da aldeia Pinuyã em Tarauacá, além de técnicos e assessores da federação.

Manoel Kaxinawa, presidente da Organização dos Povos Índígenas de Tarauacá /Foto: Ascom

Bestene deu as boas vindas ao povo Huni Kuin, agradeceu aos novos filiados por acreditar no projeto de governo e destacou que a presença de lideranças indígenas na política se destaca pela diferença e inovação no modo de fazer política no estado

“A gente fica feliz com a entrada do Manoel no Progressistas. Vocês são merecedores de um representante na Assembleia Legislativa, espera você se eleger, trabalhar com afinco a atender as demandas do estado e da comunidade indígena. Bestene reforçou que o senador Gladson Cameli acredita na candidatura de Manoel e está aberto para diálogos.

Manoel Kaxinawa iniciou sua fala saudando os colegas indígenas na língua mãe hãtxakui. Falou que a vontade de ver novos projetos e novas lideranças para representar os indígenas e a luta pela valorização do seu povo fizeram ele entrar no projeto político para 2018.

Evento de filiação aconteceu na tarde de quinta-feira/Foto: Ascom

“Quero exercer uma representação onde representante e representado sejam felizes. Só vamos ter cidadania de verdade fazendo um trabalho nas colônias, na beira dos rios, nas terras indígenas, valorizando a cultura, respeitando as diferenças. Democracia se faz cuidando das pessoas. Nós, povos indígenas, acreditamos nas pessoas. Somos todos cidadãos brasileiros, acreanos, todos filhos desta terra, não podemos ter divisão geográfica no pensamento. Vamos cuidar do povo, juntar e trabalhar com o coração, é isso que nosso povo precisa” destacou o líder indígena.

Para ele, a escolha do Progressistas para concorrer a deputado estadual é um ganho de espaço para valorização da cultura dos povos indígenas

Participaram do ato o senador Sérgio Petecão (PSD), o deputado estadual Nelson Sales (PV), o prefeito de Cruzeiro do Sul Ilderlei Cordeiro, dentre militantes e dirigentes do partidos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Lideranças Huni Kuin se filiam ao Progressistas e destacam valorização dos povos indígenas