Os dois lados da moeda
O pior do Brasil é o brasileiro. Cheguei a essa conclusão depois de ver as pesquisas que dão a Lula a dianteira nas intenções de voto para a Presidência. O mesmo vale para o levantamento, feito em Minas Gerais, segundo o qual Aécio Neves (PSDB) lidera a preferência da maioria para regressar ao Senado. Como bem ensinou o poeta Mario Quintana, a burrice é invencível.
Valente como Chicó
Deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB), em que pese engrossar a voz e fazer cara de mau sempre que discursa contra o PT na Assembleia Legislativa, amofinou-se diante do convite para disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados.
Estatura política
Da recusa de Gonzaga se pode concluir o seguinte: ele não fez um mandato pífio, mas sua atuação está longe de ter se destacado. Após quatro anos de mandato, o tucano sairá do parlamento com a mesma estatura que lá chegou. E com o seu tamanho, não teria chance alguma de ser eleito para a Câmara Federal.
Coisas da política
Estranha, ainda, que o PSDB esteja à caça de um postulante à Câmara Federal, haja vista que a jornalista Mara Rocha chegou a ser anunciada como pretendente ao Senado e depois foi cogitada para vice na chapa de Cameli.
Estrelas e figurantes
A propósito, a bancada de oposição na Aleac parece contar com apenas dois integrantes: Eliane Sinhsique (MDB) e Gehlen Diniz (Progressista). Ambos são protagonistas na bancada de oposição ao governo. Os demais fazem apenas figuração.
Convite
Gehlen, tal qual Eber Machado (PDT), foi sondado pelos tucanos para que se filie ao PSDB e, assim, concorra ao cargo de deputado federal. Ficou de refletir sobre o assunto.
Obrigado, deputado!
A coluna agradece ao deputado estadual Nelson Sales (Progressista) por ter, semana passada, feito um discurso com base em matérias escritas pelo colunista e publicadas neste portal. Prova de que fazemos jornalismo com credibilidade. O parlamentar não citou a fonte das notícias e nem a autoria dos textos – o que é irrelevante, já que as informações são públicas e este jornalista escreve para ser lido, e não pra ser citado.
Café com harmonia
Marcio Bittar (MDB) e o deputado federal tucano Major Rocha têm encontro marcado na próxima sexta-feira (6), na sede do PSDB. Em um café da manhã, eles haverão de selar a paz depois de um longo período de desafeição mútua e algumas trocas de farpas.
Primeiro passo
A iniciativa de chamar Bittar para um cafezinho foi de Rocha. Trata-se, claro, de um gesto de grandeza que precisa ser reconhecido – e também elogiado.
Beneficiários
A reconciliação é propícia para ambos e ainda beneficia o senador Gladson Cameli, pré-candidato ao governo pelo Progressista.
Exagero
A série O Mecanismo, dirigida por José Padilha, tem causado muita polêmica. A última delas foi retratada em matéria da Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (2). O texto sustenta que a obra de ficção tem o poder de municiar advogados de defesa pelo que mostra de policiais federais no afã de obter provas. O jornalismo, às vezes, exagera na dose.
Promoção
André Kamai é o novo presidente da executiva regional do PT. Ele assumiu o cargo na noite de ontem (2), em grande evento no Parque das Acácias, na Estrada da Floresta, em Rio Branco. Além disso, ele vai coordenar a campanha de Marcus Viana ao governo do Acre.
Meritocracia
Kamai é o que, em inglês, se pode chamar ‘self mad man’ (ou aquele que se faz por si mesmo). Jovem e brilhante, o novo manda-chuva do PT foi escolhido com base nos seus méritos.
Lado de lá
O mesmo se pode dizer de Manoel Pedro, o Correinha, dias atrás eleito novo presidente do PSDB. Experiente, diplomático e com extenso know-how político, sua ascensão no partido também decorre de seus méritos pessoais.
Laconismo
Em relação às três fugas do presídio Francisco de Oliveira Conde, nas últimas semanas, o governo se limitou a emitir uma nota pouco esclarecedora. Diz ela: “Informamos que tanto o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) quanto a Polícia Militar instauraram procedimentos administrativos para apurar se houve falhas nas guaritas das muralhas e pavilhões do Complexo Francisco D’Oliveira Conde. As polícias já estão empenhadas nas buscas e captura dos nove foragidos”. E só.
Firula
Bem, é o tipo de mensagem dispensável. Interessa ao cidadão que os bandidos sejam recapturados. O resto não passa de firula.