20 de abril de 2024

Microsoft faz 43 anos! Relembre os produtos que fizeram história

A Microsoft completa 43 anos nesta quarta-feira (4). A gigante fundada por Paul Allen e Bill Gates revolucionou a indústria com uma série de tecnologias que fazem parte do dia a dia de milhões de pessoas. Além do Windows e do Office, a empresa com sede em Redmond, nos Estados Unidos, está por trás de diversos outros dispositivos, softwares e games, como o Xbox, o OneDrive e o Flight Simulator.

Para relembrar a história da Microsoft, o TechTudo listou alguns dos seus produtos de maior sucesso. Confira alguns lançamentos que marcaram época e ajudaram a pequena empresa fundada no Novo México a se tornar uma das maiores gigantes de tecnologia do mundo.

1. MS-DOS

O MS-DOS não é uma criação original da Microsoft. A base do software foi adquirida da Seattle Computer Products. No entanto, só após passar para as mãos de Allen e Gates o sistemas tornou-se um dos marcos da informática. A primeira versão, o MS-DOS 1.0, foi lançada em 1982 para vir embarcada em computadores da IBM.

A ideia por trás era criar um ambiente simples onde o usuário poderia controlar as funções básicas do computador, como fazer o gerenciamento do hardware e abrir programas, tudo através de linhas de comando. O software, então, passou a integrar os sistemas operacionais posteriores lançados pela Microsoft.

2. Flight Simulator

Considerado um dos maiores simuladores de voo de todos os tempos, a série Flight Simulator também tem a Microsoft como idealizadora. Para se ter uma noção da importância do game para a empresa, o Flight Simulator antecede até mesmo o principal sistema operacional da Microsoft.. A primeira versão do jogo foi lançada em 1982 para MS-DOS, três anos antes da estreia do Windows. O diferencial do game era a jogabilidade única e o realismo, com aviões e aeroportos bastante parecidos com os originais.

3. Windows 95

O Windows 95 é considerado um dos maiores sucessos comerciais da Microsoft. Com uma campanha publicitária marcante, com direito a Rolling Stones, o sistema operacional vendeu 40 milhões de cópias apenas no primeiro ano.

O grande destaque do Windows 95 era a introdução do Menu Iniciar (Start) e do gerenciador de tarefas, dois recursos que mudaram a forma como os usuários lidam com o computador. Além disso, o sistema permitia plugar dispositivos externos com certa facilidade por conta do suporte ao Plug and Play. Em 2017, após 22 anos do lançamento, pelo menos sete máquinas ainda rodavam o Windows 95.

Windows 95 foi o responsável por transformar a Microsoft na principal empresa da área/Foto: Foto: Divulgação/Microsoft

4. Office

O Office é um dos produtos mais conhecidas da Microsoft. Lançado no início da década de 90, a ideia era que os softwares mais comuns, como o Word, Excel e Power Point, que já existiam anteriormente, fossem vendidos juntos. A proposta deu certo. Hoje, mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo utilizam os aplicativos do pacote Office. Posteriormente, a Microsoft acrescentou mais integrantes, como o Outlook e o Acces, e lançou o Office 365, uma resposta para o crescimento da G Suite, do Google.

5. Windows XP

O Windows XP também marcou uma geração. Lançado em outubro de 2001, o sistema operacional vendeu mais de 200 milhões de cópias em dois anos. O XP foi um dos primeiros a terem uma versão compatível com processadores de 64 bit, podendo gerenciar uma quantidade maior de memória RAM. Interface gráfica mais amigável, recursos multimídia e facilidade de acesso à Internet foi uma das novidades que o sistema trouxe.

Por conta da estabilidade, o XP é uma das versões mais aclamadas do Windows. Mesmo hoje, 17 anos depois do lançamento, estima-se que o sistema esteja presente em cerca de 6% de todos os computadores do mundo.

6. Xbox

O Xbox original, lançado em 2001, não chegou a fazer tanto sucesso no Brasil. Porém, não há como negar a importância do console para a Microsoft. O videogame trazia como diferencial, além dos gráficos aprimorados, a Xbox Live. A tecnologia que permitia a conexão estável dos jogadores pela Internet foi uma das grandes surpresas da época. O modelo vendeu mais de 24 milhões de unidades – bem abaixo do Playstation 2 – e teve a produção encerrada em 2009.

7. Halo

Junto com o Xbox, a Microsoft, através da Bungie, também lançou Halo, um das sagas exclusivas de maior sucesso para o console. No game, o jogador encarna na pele do Master Chief em um jogo de tiro em primeira pessoa com combates futuristas.

O jogo introduziu uma série de melhorias em fps, como um melhor controle do personagem na hora da ação e o multiplayer online, por meio da Xbox Live. Sem dúvida, um das séries de maior sucesso da indústria dos games.

8. Xbox 360

Se na primeira versão a Microsoft não conseguiu bater de frente com a Sony, o mesmo não aconteceu com o Xbox 360. O console lançado em 2005 foi um concorrente de peso do Playstation 3, ficando até mesmo na frente do rival em número de vendas em alguns anos.

Como destaque, o videogame trazia uma uma Xbox Live ainda melhor, tornando as batalhas online mais estáveis e incentivando a distribuição de jogos por mídia digital, direto da Internet para o HD do dispositivo.

9. Kinect

O Kinect também foi outro produto da Microsoft que fez bastante sucesso. O dispositivo, adicionado ao Xbox 360, permitia o usuário executar comandos apenas com a movimentação do corpo. O gadget trazia uma câmera, sensor de profundidade e microfone e conseguia detectar com precisão o deslocamento dos membros dos jogadores. Kinect Adventures, Dance Central e Just Dance foram alguns jogos que souberam aproveitar bem o recurso.

O acessório, lançado em 2010, ganhou versões para PC e também para o Xbox One. Porém, após uma queda no interesse do público, a Microsoft decidiu encerrar a fabricação do Kinect em 2017.

10. Windows 7

O Windows 7 teve a missão difícil de recuperar a credibilidade da Microsoft, após o fiasco do Windows Vista. Ao contrário do sistema anterior, a versão focava principalmente na estabilidade, ao invés de recursos visuais sem muita utilidade. Entre as novidades estavam um novo menu Iniciar, com acesso rápido à programas mais utilizados , suporte a telas touchscreen e atalhos de aplicativos na barra de tarefas. O Windows 7 ainda é uma das versões mais adoradas pelos usuários. Apenas em fevereiro de 2018, o Windows 10 tomou a dianteira e passou a ser o sistema mais usado em PCs.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost