O deputado federal Alan Rick (DEM), que vem realizando um mandato propositivo em defesa dos interesses do povo do Acre na Câmara dos Deputados, conseguiu mais uma importante vitória na manhã desta quarta-feira, 25, com a aprovação na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), do Projeto de Lei 6295/2016 de sua autoria que institui o Dia Nacional de Conscientização sobre a Fibromialgia.
O objetivo de Alan Rick, ao apresentar projeto, foi tornar a Fibromialgia mais conhecida entre a comunidade médica e a própria população, incentivando, ainda, o estudo para o diagnóstico precoce da doença que afeta tantos brasileiros de forma silenciosa.
“Nosso foco é criar, através do Sistema Único de Saúde, uma política de conscientização sobre a Fibromialgia, tornando-a mais conhecida entre a comunidade médica e a própria população, incentivando, ainda, os estudos para o diagnóstico precoce dessa doença que afeta mais de 4 milhões de brasileiros de forma silenciosa”, destaca o parlamentar que segue lutando para que o projeto seja transformado em Lei aprovada na Câmara nos próximos meses.
O que é Fibromialgia?
Fibromialgia é uma síndrome comum em que a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles.
A fibromialgia está diretamente ligada também à fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.
O diagnóstico da fibromialgia é feito clinicamente (por meio da história dos sintomas e do exame físico). Não existem testes laboratoriais que possam realizar o diagnóstico, mas o médico pode solicitar exames de sangue para que outras doenças, com sintomas e características parecidos, sejam descartadas entre os possíveis diagnósticos.