23 de abril de 2024

RO: Projeto de Lei quer elevar em quase 1m reservatório de usina hidrelétrica

Um Projeto de Lei discutido em Rondônia, estado vizinho, está sendo alvo de discussões. Sob a justificativa de aumentar a segurança energética para Rondônia e Acre, a proposta do projeto de Lei Complementar 102/2016 apresentado pelo governo de Rondônia e aprovado na quarta-feira (11) pela Assembleia Legislativa permite elevação do reservatório da Usina de Santo Antônio em 80 cm.

De acordo com o texto do projeto, que já repercute nos jornais locais, a iniciativa teria capacidade de injetar no sistema Acre/Rondônia 417 megawatts. A hidrelétrica possui seis turbinas que produzem energia com exclusividade para Rondônia e Acre.

De acordo com o Governo do Estado de Rondônia, a medida é realizada com responsabilidade ambiental. Nada foi divulgado sobre impactos ambientais. Dos recursos prometidos com a iniciativa, destaca-se R$ 81 milhões de reais em compensações sociais para municípios de RO. Deste total, R$ 30 milhões serão destinados a prefeitura de Porto Velho.

Hidrelétricas em Rondônia e cheias assustadoras registradas no Rio Madeira/Foto: Reprodução

Cheia assustadora

O Rio Madeira, na altura da Usina de Santo Antônio, foi lugar de uma cheia assustadora em 2014. No mesmo ano, o clima tenso provocou rivalidade entre as hidrelétricas Jirau e Santo Antônio. Ambas trocam, desde então, farpas e tentam achar o ‘verdadeiro’ culpado pelas cheias.

No começo do ano, ambas as usinas foram convocadas para a primeira reunião da Sala de Crise do Rio Madeira. O objetivo era discutir a cheia do rio e a reunião, na sede da Agência Nacional de Águas (ANA) e por videoconferência, contou com a presença de executivos públicos e responsáveis pelas empresas concessionarias que operam nas usinas.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost