Setor florestal se prepara para implantação do Sinaflor

Nesta sexta-feira, 27 de abril, a partir das 8h30, será realizado na FIEAC um workshop de encerramento do programa de capacitação e treinamento para utilização do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor). O evento contará com a participação de representantes do Governo do Estado (por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente), Ibama, Imac, Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Asimmanejo e Sindusmad, que, após explanação para o público, promoverão uma mesa redonda com dois blocos de debates.

Workshop acontece nesta sexta (27)/Foto: Ascom Fieac

O Sinaflor é um mecanismo que integrará informações de imóveis rurais (provenientes do Sistema de Cadastro Ambiental Rural – Sicar e Ato Declaratório Ambiental – ADA) com informações da cadeia produtiva florestal, rastreando a madeira desde as autorizações de exploração até o transporte, armazenamento e industrialização e exportação (Documento de Origem Florestal – DOF). O objetivo é controlar a origem da madeira, do carvão e de outros produtos e subprodutos florestais, além de consolidar os respectivos dados dos diferentes entes federativos.

Camila Oliveira, bióloga da Asimmanejo afirma que “a implantação do Sinaflor poderá se configurar como um avanço para o Setor florestal, gerando assim maior nível de segurança e confiabilidade para o rastreamento da madeira, além de solucionar um dos gargalos deste segmento produtivo que é o prazo para liberação dos Manejos. Com o pleno funcionamento do Sinaflor esperamos ter mais agilidade na análise e aprovação dos Planos de Manejo Florestal, garantindo assim a operacionalização da produção de matéria-prima para indústrias de base florestal e outras.”

Para o diretor-presidente do Imac, Paulo Viana, a perspectiva é que o sistema traga mais agilidade, transparência e segurança no processo de licenciamento das atividades florestais. “Ele não envolve apenas a atividade de plano de manejo, mas também o uso alternativo do solo – que as pessoas chamam de desmatamento. Tudo isso será licenciado dentro deste sistema nacional. Os próprios órgãos ambientais já tinham essa demanda de uniformizar os procedimentos. Acreditamos que isso também irá resolver o problema do DOF, quando fica fora do ar, pois com o Sinaflor podemos trabalhar de maneira off-line”, aposta Viana.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost