18 de abril de 2024

Três fazendas acreanas são autuadas na nova “lista suja” de trabalho escravo do Ministério Público do Trabalho

O Ministério Público do Trabalho (MPT) atualizou nesta terça-feira, dia 10, após decisão judicial proferida pela 11ª Vara do Trabalho de Brasília, o Cadastro de Empregadores, mais conhecido como Lista Suja do Trabalho Escravo.

A lista nova traz um total de 166 nomes de pessoas físicas e jurídicas, entre eles, 34 são novos nomes. Entre as empresas, estão a Cone Brasil, que comercializou alimentos no Rock In Rio, duas construtoras responsáveis por obras no Programa Minha Casa Minha Vida e três fazendas acreanas.

Três fazendas acreanas estão na “lista suja”/Foto: Reprodução

A União tinha até o dia 27 deste mês para publicar a lista atualizada. O descumprimento implicaria em multa diária de R$ 10 mil. A lista tem que ser atualizada e publicada periodicamente, no máximo a cada seis meses. A única publicação da lista tinha sido feita em outubro de 2017.

As fazendas acreanas que estão na lista são: Fazenda Perseverança, Fazenda Estância Guanabara e a Fazenda Agropecuária Sorriso, todas localizadas em Rio Branco. As fazendas Perseverança e Guanabara já se encontravam na lista de outubro de 2017.

As três empresas acreanas juntas estão sendo autuadas por 31 trabalhadores que estão sendo submetidos a trabalhos análogos a escravidão. No geral total são mais de 2.300 pessoas submetidas a “trabalho escravo”, o que é proibido por lei no Brasil.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost