Nas fotos enviadas por um leitor do site ContilNet, é possível ver o abandono das obras no Hospital do Câncer do Acre (Unacon), localizado em Rio Branco. As obras estão paradas desde outubro do ano passado.
OBRAS PARALISADAS
De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), as obras na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) se encontram, de fato, paralisadas.
“Foi contratado por meio do Contrato Administrativo nº 286/2016 a empresa Esquadro Construção e Comércio Importação e Exportação LTDA, para execução dos serviços na ordem de R$ 1.286.943,19”, explica a nota.
Ainda de acordo com as informações da assessoria, foi emitida uma Ordem de Serviço e Execução em 26 de maio de 2017, chegando a contratada a executar 1.6% do Cronograma Físico-Financeiro pactuado.
Entretanto, a referida obra encontra-se estagnada devido ao Termo de Paralisação emitido em 20 de outubro de 2017. O termo foi resultado da discordância do Ministério da Saúde, que não foi favorável à solicitação da Sesacre e da programação do Contrato Administrativo n° 286/2016.
“Vale ressaltar que por diversas vezes nos reunimos com a área técnica do Ministério da Saúde responsável pela análise e prorrogação do referido contrato, bem como enviamos ofícios para o Ministério da Saúde, justificando a importância da continuidade de repasse da conclusão da obra”, afirma a nota técnica da Sesacre.
A secretaria informou também que a obra será retomada e executada com Recurso Próprio do Estado, mas que, até o momento, não possui valor e prazo de conclusão definidos.
POPULAÇÃO DESAMPARADA
Devido à paralisação das obras, os pacientes que necessitam de radioterapia estão sendo remanejados para Tratamento Fora de Domicílio (TFD), já que a sala onde será instalado um novo aparelho acelerador linear – equipamento que emite a radiação utilizada em diversos tratamentos contra o cãncer – passa por obras.
HOSPITAL DE BARRETOS
Em abril deste ano, durante encontro com o governador Tião Viana, o presidente do Hospital de Câncer de Barretos, Henrique Prata, apresentou o cronograma atual das obras e implementação do projeto de sua filial em Rio Branco.
De acordo com a divulgação da assessoria do governo do Acre, duas carretas do Hospital irão percorrer o Estado e a unidade deverá ser finalizada até o fim deste ano em terreno cedido pelo governo, após decisão judicial, avaliado em R$ 10 milhões.